Pesquisa: Abertas as inscrições para prêmios do CNPq em Cultura e Divulgação Científica

Prazo vai até o dia 28 de fevereiro

qua, 15/01/2003 - 12h16 | Do Portal do Governo

Até o dia 28 de fevereiro estão abertas as inscrições para duas premiações do CNPq, o Prêmio José Reis de Divulgação Científica e o Prêmio Érico Vannucci Mendes.

O Prêmio José Reis é destinado à área de divulgação científica e esse ano deve contemplar a instituição ou veículo de comunicação que melhor apoiou atividades de propagação da pesquisa e dos avanços científicos e tecnológicos para o público leigo. O valor do prêmio é de US$ 4,5 mil.

O Prêmio Érico Vannucci Mendes tem como objetivo premiar pesquisadores que tenham realizado estudos que contribuíram para a preservação da memória cultural das minorias étnicas e sociais do país. O vencedor recebe R$ 5 mil, mais passagens e diárias para a reunião anual da SBPC, onde será premiado.

Desde 1947, o professor José Reis, então pesquisador do Instituto Biológico (SP), começou a publicar no jornal Folha da Manhã artigos com o objetivo de popularizar a Ciência. Recebeu diversos prêmios na área de divulgação científica e, em 1978, foi homenageado pelo CNPq com a criação deste prêmio que leva seu nome.

O Prêmio Érico Vannucci Mendes foi criado pela família do estudioso e defensor da cultura brasileira em 1988, dois anos após sua morte, para incentivar os pesquisadores que seguem seu caminho. Érico foi atuante em diversas causas, diretor do Grupo Teatral Negro (GTN) e do Museu Lasar Segall. Cabe ao CNPq, junto com a SBPC e o Ministério da Cultura, julgar os trabalhos inscritos e selecionar o vencedor.
Mais informações podem ser obtidas no site: www.cnpq.br/sobrecnpq/premios/index
Ou pelos telefones (xxx61 348-9410)

Da Assessoria de Imprensa da Fapesp

V.C.