Pesquisa: A importância do exercício físico no controle da diabete

Trabalho foi desenvolvido por pesquisadores da Unicamp

qua, 05/03/2003 - 14h58 | Do Portal do Governo

O efeito do exercício físico regular no controle glicêmico em diabéticos foi o motivo de estudo de Carlos Alberto da Silva e Walter C. de Lima, da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas.

Silva e Lima avaliaram moradores da região do Vale do Itajaí (SC), com idades entre 45 e 75 anos, tratados e não-tratados com insulina. Foram realizados testes de glicemia jejum (GJ), hemoglobina glicosilada (HbA1) e glicemia capilar nos indivíduos, que passaram por um programa de exercício físico de 10 semanas.

Obteve-se os seguintes resultados, publicados no artigo Efeito Benéfico do Exercício Físico no Controle Metabólico do Diabetes Mellitus Tipo 2 à Curto Prazo: glicemia capilar média pré-teste=179mg/dL e pós-teste=148mg/dL; HbA1 média pré-teste=9,5% e pós-teste=8,5%; GJ média pré-teste=164,8mg/dL e pós-teste=156,4mg/dL.

‘Estes resultados permitem concluir que o exercício físico é de grande importância no controle glicêmico do indivíduo diabético tipo 2, tratado ou não-tratado com insulina, diminuindo a glicemia e a HbA1’, concluíram os pesquisadores.

Para ler o artigo completo acesse site www.revistapesquisa.fapsp.br

V.C.