Pesca: Simpósio Brasileiro discute pesquisa em ranicultura

Evento será realizado no dia 21 e 23 de novembro

qua, 01/10/2003 - 19h45 | Do Portal do Governo

De 21 a 23 de novembro de 2003, a ranicultura será debatida em São Paulo, durante o  I Simpósio Brasileiro de Ranicultura e o II Ciclo de Palestras sobre Ranicultura do Instituto de Pesca.

Os eventos destinam-se a pesquisadores, docentes, produtores, estudantes e demais profissionais interessados na área e têm como objetivos: estimular, apoiar e divulgar pesquisas científicas em ranicultura; estabelecer, com autoridades competentes, uma política de incentivo e apoio à criação de rãs; e debater sobre as principais conquistas e dificuldades da atividade.

Segundo a pesquisadora e coordenadora do evento Cláudia Maris Ferreira, do Instituto de Pesca, o crescimento acelerado da ranicultura na última década, se deve principalmente ao gradativo aperfeiçoamento das instalações e das técnicas de manejo adotadas por produtores rurais e empresários que ingressaram na atividade. ‘Embora o número de ranários tenha diminuído, a produção da carne de rã no Brasil cresce a cada ano’, afirmou ela.

Entre outros, serão discutidos os seguintes temas: procedimentos de rastreabilidade para certificação de origem de produtos; adequação de abatedouros comerciais para exportação; criação de girinos consorciada a peixes ornamentais; qualidade da água para ranários comerciais; autorização para a criação e a exportação de rãs; produção e mercado da carne de rã etc.

Será realizado também um festival gastronômico, apresentando a rã na culinária. Mais informações pelo e-mail: simbraran@hotmail.com

Do Instituto de Pesca
C.A