Pesca: Levantamento mapeia a exploração excessiva dos recursos pesqueiros do Brasil

Estudo mostra que dificilmente será possível aumentar a quantidade de pescado marinho

seg, 06/01/2003 - 19h16 | Do Portal do Governo

Este ano pode ser decisivo para os destinos da pesca marinha no Brasil, sobretudo em águas profundas. De agora até dezembro, uma rede de 150 especialistas de 40 instituições nacionais de pesquisa começa a entregar uma série de relatórios que permitirão traçar com precisão inédita uma estratégia para exploração e preservação do ainda pouco conhecido potencial pesqueiro da costa brasileira.

Ao término dos estudos, o Governo Federal, financiador da iniciativa, que deverá consumir mais de R$ 15 milhões, terá informações que permitirão redimensionar e redirecionar, sempre que for o caso, o esforço dedicado à captura de seres marinhos dentro de uma área oceânica equivalente a pouco mais de 40% do território continental do país.

De uma forma simplificada, essa ampla radiografia visa a responder -sempre com o melhor dado científico possível e sem ferir o princípio básico da exploração racional das espécies aquáticas – às seguintes indagações de ordem prática: o que, quanto, onde, quando e como pescar dentro dessa enorme faixa marítima sob jurisdição brasileira.

Amplo e ambicioso, o Programa de Avaliação do Potencial Sustentável de Recursos Vivos na Zona Econômica Exclusiva (Revizee), nome formal desse projeto, ainda não fechou um veredicto final sobre a situação dos estoques dos principais tipos de peixes e outros animais de valor comercial encontrados na área oceânica em questão. Mesmo com o término prorrogado para o fim deste ano, o projeto já produziu resultados sobre a situação de espécies de grande interesse comercial. Esses dados preliminares mostram que dificilmente será possível aumentar de forma significativa – e não-predatória – a quantidade de pescado marinho capturado pelo Brasil em sua Zona Econômica Exclusiva (ZEE).

Marcos Pivetta – Revista Fapesp


  • Leia a matéria completa no site da Fapesp