Periferia da Capital recebe mais uma quadra poliesportiva do Governo

Iniciativa faz parte do programa Quadras da Juventude, que prevê a construção de 1.100 quadras em todo o Estado

dom, 07/04/2002 - 17h18 | Do Portal do Governo


Os cerca de 4 mil moradores do Jardim Sônia Regina, região do Jardim Ângela, na zona sul da Capital, receberam neste domingo, dia 7, uma quadra poliesportiva para a prática de atividades recreativas, culturais e esportivas, entregue pelo governador Geraldo Alckmin.

Esta é a segunda quadra de um conjunto de 1.100 que serão construídas pelo Governo em bairros carentes de todo o Estado, por meio do programa Quadras da Juventude, coordenado pela Secretaria da Juventude, Esporte e lazer. A primeira quadra foi entregue na semana passada, na favela Alba, também na zona sul.

A iniciativa prevê a construção de 550 quadras em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), e outras 550 em parceria com a iniciativa privada. O projeto faz parte do conjunto de medidas anunciado pelo Governo para combater as causas da violência, proporcionando mais lazer e recreação aos jovens.

‘Esporte é importante para educar, ensina as pessoas a perder e a ganhar, a trabalhar em equipe, e esta quadra poderá ser usada todos os dias’, disse Alckmin. O Governo do Estado investiu aproximadamente R$ 30 mil na obra, que foi implantada em terreno cedido pela prefeitura da Capital. Durante o evento, o governador autorizou a instalação de iluminação, com custo estimado em R$ 8 mil. ‘Até o fim deste mês, vocês poderão utilizar este espaço também à noite’.

A gestão será da ONG Cio da Terra, que trabalha há quatro anos com a integração dos jovens à comunidade por meio de atividades esportivas, culturais (como capoeira e dança), além de dar reforço escolar. A entidade também abriga um Infocentro do Programa Acessa São Paulo, da Secretaria de Governo e Gestão Estratégica, que foi implantado no local há dois meses. O programa oferece acesso gratuito à internet a comunidades carentes.

O secretário estadual da Juventude, Esporte e Lazer, Gabriel Chalita, explicou que todas as quadras em construção na Capital serão administradas por associações de bairro. ‘Uma das nossas preocupações é, antes de construir a quadra, identificar uma entidade que atua no bairro para que possa administrá-la depois. No Interior, a parceria do Governo será feita com as prefeituras, que serão responsáveis pela gestão das quadras’.

A Secretaria da Juventude, informou, poderá ajudar com monitores e material esportivo. Segundo o secretário, somente na Capital mais de 100 ONGs já procuraram o órgão para a construção de uma quadra, desde o lançamento do programa. ‘Algumas entidades pedem até mais de uma quadra’, acrescentou.

A próxima entrega será realizada em duas semanas, na favela Heliópolis, onde serão repassadas cinco quadras. No final de abril, a Secretaria da Juventude planeja fazer um grande lançamento com cerca de 100 quadras que serão entregues em conjuntos habitacionais da CDHU.

Para o governador Geraldo Alckmin o programa Quadras da Juventude é um investimento barato e que vai proporcionar grande benefício às comunidades carentes. ‘Um dos problemas da periferia é a falta de lazer, que se resume a bares, e daí o álcool, drogas e todo caldo de cultura da violência’.

Ele informou que o programa Parceiros do Futuro (abertura de escolas nos fins de semana para atividades de lazer) será ampliado. Atualmente, são quase 200 escolas pólos atendendo a população. A construção de quadras poliesportivas e a abertura de escolas nos finais de semana será feita, de acordo com Alckmin, em conjunto com a Secretaria da Segurança Pública, que vai informar os locais de maior violência com base em estudos de georeferenciamento.

Gislene Lima / Luiz Roberto Kamide