Penitenciária I de Mirandópolis já tem bloqueador de celular

É a sexta unidade prisional a receber o equipamento

qui, 09/01/2003 - 13h59 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado encerrou nesta quarta-feira, dia 8, a primeira etapa de instalação de bloqueadores de celular em estabelecimentos prisionais do Estado.

A Penitenciária I de Mirandópolis é a 6ª unidade a receber o equipamento. A primeira foi o Centro de Readaptação Penitenciária de Presidente Bernardes, inaugurada em 2 de abril de 2002 – com excelente resultado.

Não há como fazer uso de celular no CRP. Vários repórteres, acompanhados pelo diretor do presídio, fizeram testes e em nenhum deles os aparelhos emitiram quaisquer sinais.

Além dessas, a Secretaria da Administração Penitenciária escolheu outras quatro unidades que também já têm seus aparelhos instalados: Centro de Detenção Provisória I de Guarulhos, Penitenciária de Iaras, Penitenciária de Marília e Penitenciária II de Presidente Venscelau. Nessa primeira fase, excetuando o CRP de Presidente Bernardes, foram gastos R$ 944.524.36. Das cinco unidades, em três delas os equipamentos ainda estão em fase de teste.

As penitenciárias escolhidas são as que têm presos de alta periculosidade e apresentaram número elevado de apreensões no ano passado. A Secretaria da Administração Penitenciária – SAP tem estudos para, em uma segunda etapa, mais 15 unidades prisionais receberem o equipamento. O recurso foi solicitado ao Ministério da Justiça. Com isso, dificulta-se a comunicação entre os presos, torna os celulares aparelhos inativos (portanto, desnecessária se faz a tentativa de colocá-los ao alcance do preso) e diminui-se a possiblidade de corrupção no quadro funcional.

Da Secretaria da Administração Penitenciária