Penitenciária de Bauru forma presos em curso de leitura e produção de texto

Iniciativa foi realizada em parceria com a Unesp

qui, 11/09/2003 - 11h25 | Do Portal do Governo

A Penitenciária Dr. Eduardo de Oliveira Vianna, localizada no município de Bauru, realizou na noite da última quarta-feira, dia 10, a formatura de 21 sentenciados no curso de Leitura e Produção de Textos. A iniciativa foi feita em parceria com a Universidade Estadual de São Paulo (Unesp). Além do curso, a parceria também produz o jornal Dia de Visita, que está em sua sétima edição.

A cerimônia de formatura no curso, com entrega dos certificados, foi realizada na própria unidade prisional. O Curso oferecido pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp – Bauru ocorreu no período de 12 de março a 2 de julho deste ano, sob a coordenação da Profª Draª Maria Lucia Vissotto Paiva Diniz.

Os principais objetivos do Curso “Leitura e Produção de Textos” foram:

– oferecer noções básicas de leitura e produção de texto no sentido de proporcionar aos sentenciados o acesso à norma culta da língua portuguesa, condição supervalorizada em nossa sociedade para o efetivo exercício da cidadania;

– desmistificar os valores da escrita, conduzindo-os à valorização de variantes lingüísticas, tão importantes para a produção de texto original, de estilo pessoal e único que deve constituir o fazer literário;

– colaborar com a política da Unidade, que está aberta à iniciativas que auxiliem na ressocialização dos sentenciados, proporcionando a possibilidade de reinserção e reintegração na sociedade.