Pecuária: Último dia para o criador comprovar que vacinou contra a febre aftosa

Quem deixar de cumprir esta exigência estará sujeito a multas

sex, 07/06/2002 - 9h36 | Do Portal do Governo

Terminou no último dia 31 de maio, em todo o Estado de São Paulo, a vacinação contra a febre aftosa do rebanho de bovinos e bubalinos.

De acordo com a legislação vigente, o pecuarista tem até esta sexta-feira, dia 7, para comparecer ao Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) da região e comprovar a vacinação.

Quem deixar de cumprir esta exigência estará sujeito a multas de cinco Ufesps (R$52,60) por animal não vacinado e mais três Ufesps (R$31,56), por cabeça, por deixar de comunicar a vacinação.

A vacinação é realizada nos meses de maio e novembro. Neste ano a novidade é que todos os animais foram vacinados, independentemente da faixa etária.

O balanço final sobre o índice de vacinação contra a aftosa só será divulgado depois da totalização dos registros dos EDAs, o que deverá ocorrer em meados deste mês. A expectativa é de que o índice de imunização seja ainda superior ao alcançado em novembro do ano passado, quando 97,13% do rebanho paulista foi vacinado.

Raiva

Foi realizada também, durante o mês de maio, a vacinação obrigatória de bovinos, bubalinos, eqüinos, ovinos e caprinos contra a raiva dos herbívoros em 312 municípios do Estado.

Neste caso, o criador tem até a próxima segunda-feira, dia 10, para comprovar a vacinação junto ao órgão oficial de defesa agropecuária da região. Ao deixar de cumprir esta exigência, estará sujeito às mesmas penalidades.