Pecuária: Pesquisas do Instituto de Zootecnia resultam em gado de corte mais pesado

Aumento de peso pode chegar a 120 kg por animal

ter, 10/09/2002 - 11h33 | Do Portal do Governo

Resultados do programa de melhoramento genético de bovinos de corte, desenvolvido no Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio de Bovinos de Corte de Sertãozinho (antiga Estação Experimental), foram apresentados no 7º Congresso Mundial de Genética, realizado em agosto passado em Montpellier, na França. Os pesquisadores Alexander George Razook, Maria Eugênia Zerlotti Mercadante e Joslaine Noeli dos Santos Gonçalves Cyrillo explicaram o papel do Centro na preservação e seleção de raças nelore e caracu, do efeito da seleção para peso no desempenho produtivo de vacas nelore e das mudanças das medidas corporais através da seleção para peso pós-desmame.

Criadores de raças bovinas de corte podem ter um aumento de peso de 120 kg por animal no abate. É o que conclui o programa de seleção que vem sendo conduzido há 26 anos em Sertãozinho. Segundo o pesquisador Leopoldo Andrade de Figueiredo, chefe da equipe técnica do Apta Bovinos de Corte – Instituto de Zootecnia, uma grande vantagem no melhoramento genético de bovinos de corte é que características de crescimento, como peso, ganho diário, medidas corporais e perímetro escrotal, são transmitidos de geração a geração em grau médio a alto.

Os resultados são cumulativos e com um grande poder de alterar geneticamente os animais e, conseqüentemente, todo o rebanho. O sistema não requer investimento do criador, apenas exige um rigoroso controle de seleção e metodologia. ‘O criador deve fazer uma seleção criteriosa dentro do rebanho dele. Antigamente, a seleção era feita para tipo. Por isso, o Gir foi o maior rebanho do Brasil. Hoje é o menor. Nossa intenção é ganhar peso e não estética. Pensamos na carne, peso e balança’, diz Leopoldo.

Origem

O programa é o único no mundo. Foi idealizado em 1976 por uma equipe de técnicos do Instituto de Zootecnia (IZ), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que resolveu desenvolver um projeto de seleção para aumentar o peso pós-desmame de zebuínos (gir, guzerá e nelore) com base em provas de ganho de peso.

Os resultados do projeto de seleção de Sertãozinho são transferidos aos criadores por meio de vendas, em leilões ou licitações, de reprodutores e também pela colocação de alguns touros em centrais de inseminação artificial. Atualmente, o IZ tem convênio com as centrais de Lagoa da Serra, Yakult e Alta Genética, mas está aberto para qualquer central do Brasil que tiver interesse.

Mais informações podem ser obtidas no Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio de Bovinos de Corte, nos telefones (16) 3491-6156 e 3491-6157.

Do Instituto de Zootecnia da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios