Pecuária: Leilão de bovinos encerra a 53ª Prova de Ganho de Peso do Instituto de Zootecnia

Evento será realizado na próxima sexta-feira, dia 31, em Sertãozinho

qua, 29/10/2003 - 17h23 | Do Portal do Governo

Os 300 bovinos machos das raças: Nelore, Guzerá, Gir, Caracu – animais do Instituto de Zootecnica que receberam classificação superior e elite na Prova de Ganho de Peso (PGP) -, serão leiloados nesta sexta-feira, dia 31, a partir das 8 horas, no Instituto de Zootecnia (IZ/APTA-SAA), no Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio de Bovinos de Corte (Capta Carne – IZ), em Sertãozinho (SP).

A importância de programas de melhoramento genético de bovinos é reconhecida, cada vez mais, pelos pecuaristas. A PGP, que testa o desempenho em bovinos de corte, é realizada há 53 anos pelo Instituto de Zootecnia. Participam animais de criadores de vários Estados do país e da própria Instituição como os descendentes dos reprodutores: Genético, Provador, México Marisco, Ganhoso, Pacará.

A Prova de Ganho de Peso é realizada anualmente através da avaliação genética de reprodutores para rebanhos de raças de corte. Esse ano participaram da prova 409 garrotes – 39 Caracu, 17 Gir, 27 Guzerá, 29 Nelore mocho, 254 Nelore padrão e 43 Tabapuã -, animais pertencentes a 102 criadores, distribuídos pelos Estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Tocantins e São Paulo.

Com o intuito de identificar animais geneticamente superiores, principalmente quanto ao potencial de crescimento e qualidade da carcaça, a Prova de Ganho de Peso (PGP), realizada pelo Instituto de Zootecnia (IZ), tornou-se uma ferramenta importante para auxiliar em sistemas de avaliação genética entre rebanhos.

A prova teve início no mês de abril e encerra em outubro, quando são apresentados os resultados finais de desempenho. A PGP tem como vantagens melhorar o valor genético de plantéis de raças de corte; melhorar as taxas de ganho de peso; diminuir o intervalo de gerações; antecipar a utilização de reprodutores testados; permite a seleção dentro e entre rebanhos; e por à venda animais testados e comprovados.

A PGP tem o apoio da Fundação de Estudos e Pesquisas em Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia (Funep), Central de Inseminação Artificial Yakult, Sementes Cargil Ltda, Base Nutrição Animal.

Um histórico completo da evolução das Provas de Ganho de Peso, bem como as normas adotadas atualmente, estão contidas no Boletim Técnico nº 40 (1997) do Instituto de Zootecnia (SAA-SP).

Mais informações pelos telefones (19) 3466-9459 (Nova Odessa) ou (16) 3491-6156 (Sertãozinho) ou pelo site

Data: sexta-feira, dia 31
Horário: a partir das 8 horas
Local: Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio de Bovinos de Corte – Rodovia Carlos Tonani, SP-333, Km 94, Sertãozinho (SP).

Lilsley Silvério da Assessora de comunicação institucional do IZ
C.A.