Pecuária: Instituto de Zootecnia realiza reunião técnica sobre gado Santa Gertrudis

Órgão é vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento

qui, 20/06/2002 - 12h30 | Do Portal do Governo

Os resultados do 3º teste de desempenho a campo da raça Santa Gertrudis (Tedescam) serão apresentados amanhã, dia 21, às 8h30, em reunião técnica promovida pelo Instituto de Zootecnia da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (IZ-APTA), no Pólo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios, próximo a São José do Rio Preto. Nessa reunião estão previstas palestras sobre cruzamento de bovinos e o uso de minerais orgânicos na nutrição animal.

A rusticidade da raça Santa Gertrudis tem sido comprovada, entre vários fatores, pelos relevantes resultados do trabalho a campo dos touros sob altas temperaturas, como as verificadas nos Estados de Mato Grosso e Goiás. Por isso, a prova busca identificar animais superiores para atender melhor às necessidades do produtor. Também serão identificados tourinhos para cruzamento industrial, comprovadamente bons ganhadores de peso a pasto e ‘adaptados’ às condições de campo para um bom desempenho.

A prova, que faz parte de projeto de pesquisa, será realizada por intermédio da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Mirassol (UPD–Mirassol) e da Associação Brasileira de Santa Gertrudis (ABSG). Participam da realização do evento o IZ, a ABSG, os Escritórios de Defesa e de Desenvolvimento Rural de São José do Rio Preto e Tortuga.

Esse projeto de pesquisa do IZ é um dos dez projetos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Incremento da competitividade das cadeias de proteína animal) visando ao desenvolvimento do agronegócio estadual.

A reunião, destinada a produtores rurais, técnicos e estudantes da área, não tem limite de vagas e nem taxa de inscrição. Mais informações pelo telefone (17) 233.15.00 e 233.17.53.

O local da reunião fica na rodovia Washington Luiz (SP310), km 445, São José do Rio Preto (SP), e-mail: iz.sjrp@terra.com.br.