Pecuária: Estado de São Paulo realiza melhor campanha de vacinação contra aftosa

Foram imunizados 99,39% do rebanho estadual

qui, 19/12/2002 - 14h34 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo realizou a melhor campanha de vacinação contra febre aftosa. A informação é da Agência de Defesa Agropecuária (ADAESP), vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (SAA). Foram imunizados 99,39% do rebanho paulista, ultrapassando a marca registrada na campanha anterior, em maio deste ano, quando este índice atingiu 98,7% dos animais.

Segundo o coordenador da Adaesp, Julio Cesar Augusto Pompei, foram vacinados mais de 14 milhões de animais. “A campanha foi um sucesso”, comemorou.

Neste ano, a campanha passou a ser realizada em duas etapas — nos meses de maio e novembro — com a vacinação de todo o rebanho. Nos anos anteriores, as campanhas duravam três meses e os animais eram vacinados de acordo com a faixa etária.

O criadores que deixaram de vacinar seus animais durante a campanha obrigatória de novembro serão penalizado com multas de R$ 60 por cabeça. “Os criadores que não vacinaram receberão visitas dos nossos técnicos, serão atuados e vão ter que vacinar seus animais até o dia 15 de fevereiro”, explica Pompei.

O Estado de São Paulo, que é considerado zona livre da doença com vacinação pela Organização Internacional de Epizootias (OIE), está perto de completar sete anos sem registrar um único foco de febre aftosa.

O controle da doença no território nacional é um dos fatores que explicam o aumento das exportações brasileiras de carne bovina. Em 2001, somente o Estado de São Paulo registrou receita de US$ 634 milhões com a venda do produto ao exterior, o correspondente a 59,7% das exportações totais.

Além de vacinação contra a febre aftosa, os criadores de 20 regiões do Estado foram obrigados a vacinar seus animais contra a raiva dos herbívoros, doença transmitida por morcegos. De acordo com o coordenador da Adaesp, a campanha contra a raiva, também realizada em novembro, teve desempenho excelente, com a cobertura de 98,03% do rebanho. Isto representa quase 4 milhões animais, entre bovinos, bubalinos, eqüinos, ovinos e caprinos, superando o índice computado em maio, de 95%. A vacinação obrigatória contra raiva foi estabelecida pela Portaria CDA – 15, de 11 de outubro de 2002.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Agricultura

A.R.