Peça na Estação Ciência conta as origens do Universo de maneira lúdica e interativa

Objetivo é mostrar ao público, em uma linguagem simples, lúdica e interativa, as origens do Universo e da Humanidade

qui, 05/06/2003 - 21h41 | Do Portal do Governo

A peça Conexões cósmicas, do Núcleo de Artes Cênicas da Estação Ciência (EC) da USP, entra em cartaz esse sábado, dia 7, às 16 horas. O objetivo é mostrar ao público, em uma linguagem simples, lúdica e interativa, as origens do Universo e da Humanidade.

‘A meta é contribuir para o processo de educação científica e tecnológica da população e para o despertar de vocações científicas nos jovens’, explica Cauê Matos, produtor cultural da EC e membro do elenco.

A inspiração para o trabalho surgiu da poesia ‘Vivendo o Big-Bang’, da professora Amélia Império Hamburger, do Instituto de Física (IF) e do texto ‘Evolução’, do professor Augusto Damineli Neto, do Instituto Astronômico e Geofísico (IAG), ambos da USP.

O texto de Damineli foi criado originalmente para a exposição homônima Conexões cósmicas, que faz parte do acervo fixo da Estação Ciência. A mostra conta a história das origens do Universo até os dias atuais, destacando grandes descobertas da ciência como o DNA.

A peça tem texto de Wilson Amorim e conta com um elenco de seis artistas, além de uma equipe de mais de 20 técnicos de apoio. A EC pretende organizar em breve um ciclo de debates e depoimentos de experiências sobre ciência e arte, que será publicado na forma de livro. ‘Estamos também criando um texto para outra peça, intitulado ‘O pequeno cientista’, explica Matos.

Já está aberto o cadastro para agendamento de grupos escolares interessados em assistir à Conexões cósmicas. De terça à quinta-feira, a apresentação tem dois horários: às 10h e às 15 horas. Aos sábados, as sessões acontecem às 16 horas.

O projeto teatral tem o apoio da Sociedade Científica de Estudos da Arte (Cesa), Santista Têxtil, Piolin – Cantina D´Amico, Associação Amigos da Estação Ciência e Fundo de Cultura da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

O preço fica em R$ 10,00 e estudantes e professores pagam R$ 5,00. Os espetáculos tem lugar na própria Estação Ciência, que fica R. Guaicurus, 1274, Lapa, São Paulo.

Da Redação, Agência USP