Pavimentação de estradas é entregue à população de Itaquaquecetuba

Inauguração das obras foi realizada nesta quarta-feira, dia 12, pelo governador Geraldo Alckmin

qua, 12/03/2003 - 16h37 | Do Portal do Governo


Inauguração das obras foi realizada nesta quarta-feira, dia 12, pelo governador Geraldo Alckmin

As obras de pavimentação das estradas Rio Abaixo e Antônio Cordeiro Rosa, no município de Itaquaquecetuba, foram inauguradas nesta quarta-feira, dia 12, pelo governador Geraldo Alckmin. O Governo do Estado aplicou R$ 5,4 milhões para a realização dos trabalhos, por meio do Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento (Fumefi), órgão vinculado à Secretaria de Economia e Planejamento.

O secretário de Economia e Planejamento, Andrea Calabi, destacou a importância da obra, pois é estratégica para integrar a Região Metropolitana de São Paulo. ‘São pelas estradas e pelos grandes corredores que circula o maior número de veículos. Estas obras facilitam o transporte de trabalhadores, estudantes, ambulâncias e policiais’, afirmou.

Alckmin também ressaltou a prioridade em executar obras que resgatem o planejamento metropolitano. Segundo ele, isso é fundamental para buscar o desenvolvimento. ‘A Região Metropolitana tem oito mil quilômetros quadrados e 17 milhões de pessoas, por isso é necessário planejar a execução das obras’, disse.

No ano passado, o Fumefi pavimentou 90 quilômetros de ruas e estradas. De acordo com Calabi, no mesmo período, a prefeitura de São Paulo fez a pavimentação de 45 quilômetros. ‘E o orçamento do Fumefi é muito inferior ao da prefeitura da Capital’, comparou.

O prefeito de Itaquaquecetuba, Mário Moreno, elogiou o apoio que o município vem recebendo do Estado. ‘Os recursos que chegam estão sendo bem aplicados para aumentar a qualidade de vida dos moradores’, disse, citando a aquisição de ambulâncias e equipamentos para obras de infra-estrutura urbana.

Alckmin lembrou que o Governo do Estado retomou as obras de construção do Hospital de Itaquaquecetuba, que estavam paradas há algumas décadas. ‘Hoje, o Hospital funciona com 220 leitos, UTI e Centro Cirúrgico’, observou.

Educação

Durante a visita a Itaquaquecetuba, Alckmin anunciou que irá solicitar à Secretaria da Educação que verifique a possibilidade de implantar um novo curso supletivo na cidade, atendendo a um pedido da população. Também sugeriu a formação de uma parceria com a prefeitura para oferecer bolsas em cursinhos para pessoas de baixa renda que queiram ingressar em uma universidade.

O governador informou ainda que a Região Metropolitana, em especial o município de Itaqua, será amplamente beneficiada com a construção do segundo campus da Universidade de São Paulo, na Zona Leste da Capital. ‘O Campus ficará a quatro quilômetros da Rodovia Ayrton Senna, muito próximo desta região.’

Rogério Vaquero