Paula Souza: Escola recebe professores para curso na área de Agrimensura

Será nesta quarta-feira, dia 29

ter, 28/09/2004 - 15h08 | Do Portal do Governo

A Escola Técnica Estadual Vasco Antonio Venchiarutti (ETEVAV), de Jundiaí, vai receber nesta quarta-feira, dia 29, professores de 30 Escolas Técnicas Estaduais com cursos na área agrícola para participarem da capacitação ‘Uso e Ocupação do Solo para Gestão das Unidades Agrícolas’.

O Encontro vai ser realizado das 8h às 17 horas e a iniciativa está sendo coordenada pela professora Raquel Fabbri Ramos, da Coordenadoria do Ensino Técnico do Centro Paula Souza. Segundo ela, o objetivo do Encontro é apresentar aos professores participantes conhecimentos técnicos sobre a importância do georreferenciamento além da contextualização da propriedade na bacia hidrográfica, considerando-se a legislação ambiental e a topografia para o planejamento ambiental e possível elaboração de plano de manejo das Escolas Técnicas Agrícolas.

O Encontro, programado para iniciar-se às 9 horas, será aberto com a palestra do professor da Escola Técnica Estadual Vasco Antônio Venchiarutti Innocente (ETEVAV – Colégio Técnico).

O tema será ‘Georrefenciamento – Generalidades e a Lei Federal 1.262 de 2002 e o Uso de GPS’. Em seguida, será realizada a palestra ‘Avaliação da Capacidade de Uso do Solo: Aspectos e Aplicações Práticas’, com o Dr. Charlet Pereira, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, de Jaguariúna.

Após o almoço, atividades prosseguem com o laboratório e demonstração: ‘Prática e Utilização de Receptores GPS para Georreferenciamento’, por representantes da Empresa Alesi Teodolini.

O Encontro encerra-se com Oficina para exercício de comparação entre a ocupação atual da área e ocupação desejável. O diretor da ETEVAV, professor Mauro Gut, disse que o Encontro demonstra a importância da Unidade de Ensino uma das poucas no Estado que mantém o curso de Agrimensura que é hoje uma área cujo profissional é muito requisitado em função da nova legislação e da boa remuneração.