Patrulha Rodoviária beneficia municípios de Murutinga do Sul, Guaraçaí, Mirandópolis, Nova Independê

Máquinas agrícolas foram entregues pelo governador Geraldo Alckmin

sáb, 04/08/2001 - 14h52 | Do Portal do Governo

Máquinas agrícolas foram entregues pelo governador Geraldo Alckmin

Murutinga do Sul, município da região de Andradina, recebeu neste sábado, dia 4, uma Patrulha Rodoviária do Governo do Estado. A entrega foi feita pelo governador Geraldo Alckmin. A patrulha irá beneficiar os municípios de Guaraçaí, Mirandópolis, Nova Independência, Castilho, Itapira e Murutinga do Sul por meio do Consórcio Campru, o 21º a receber as máquinas agrícolas no Estado.

A patrulha é composta de uma pá carregadeira. um trator de esteira, uma motoniveladora e uma retroescavadeira. O objetivo é perenizar as vias de escoamento da produção agropastoril e otimizar a malha viária no Interior de São Paulo, além de recuperar, manter e ampliar a estrutura viária, assim como drenagem e escoamento de águas pluviais nas periferias urbanas. As patrulhas agrícolas atuam também no assoreamento de recursos hídricos e no combate à erosão. Alckmin destacou que é difícil para as prefeituras adquirirem as máquinas, pois são muito caras. “Por meio dessa parceria as prefeituras estarão otimizando o trabalho.”

O prefeito de Murutinga do Sul, Ivan Antônio Pereira (PSDB) agradeceu todas as realizações do Governo Mário Covas /Geraldo Alckmin no município. Pereira é presidente do Consórcio Campru e explicou que não seria possível para a prefeitura adquirir as patrulhas se não houvesse essa parceria. “Murutinga é uma cidade essencialmente agrícola e tem cerca de 450 pequenos propriedades que precisam de estradas viáveis para o escoamento da produção!, concluiu.

Segundo o secretário de Agricultura e Abastecimento. João Carlos Meirelles, as máquinas representam um novo cenário do Governo do Estado, uma revolução do meio rural. Ele lembrou que São Paulo é o maior produtor agrícola do Brasil, e que o País ainda exporta muitos produtos sem transformação. Ele disse ainda que “o programa Melhor Caminho, da Secretaria de Agricultura, realiza a manutenção de 240 mil quilômetros de estradas rurais e estimula a produção agrícola. Sobretudo de culturas facilmente perecíveis, como verduras e frutas”. De acordo com Meirelles, o Melhor Caminho foi considerado por membros do Banco Mundial, o maior programa de estradas rurais do mundo.”

A prefeita Lindaura Pereira dos Santos (PPS), do município de Guaraçaí, um dos beneficiados do consórcio, estava muito entusiasmada com a entrega da patrulha. Segundo ela, as máquinas vão ser muito úteis para a conservação de cerca de 600 km de estradas de terra do município. “A prefeitura não teria condições de comprar máquinas do gênero, as que nós utilizávamos até hoje eram sucateadas”. Guaraçaí é o maior produtor de abacaxi-havaí do Estado e exporta 35 toneladas de hectares por ano para as regiões Sudeste, Sul e para a Argentina.

Durante o evento, o governador entregou 66 quilos de remédios do Programa Dose Certa, da Secretaria da Saúde, que são fabricados pela Fundação do Remédio Popular (Furp).

Atendendo a pedidos do prefeito Pereira, Alckmin liberou R$ 45 mil para custeio da Santa Casa, R$ 100 mil para pavimentação de ruas da periferia e recapeamento das ruas do Centro. Ele autorizou ainda a construção de uma cobertura para a quadra de esportes de uma escola municipal, a entrega de uma van para a prefeitura utilizar em transporte de pacientes e outros serviços.

Alckmin enfatizou a importância do crescimento da agricultura no País. “O Brasil nunca teve uma visão tão correta, pois o caminho para gerar emprego e renda, fixar a população em seu local de origem e melhorar a qualidade de vida é estimular o agronegócio”.

Ainda hoje o governador visita os municípios de Ilha Solteira, Pereira Barreto e Pompéia.

Gláucia Basile / Gislene Lima