Patrimônio: Tuca e edifício do Instituto dos Arquitetos do Brasil são preservados pelo Estado

Tombamento também inclui uma das primeiras escolas públicas do País e modelo para o professorado
no século XIX

seg, 21/01/2002 - 10h09 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Cultura realiza nesta segunda-feira, dia 21, às 11 horas, a assinatura do projeto de tombamento da sede do Instituto dos Arquitetos do Brasil, da E.E. Sud Menucci, antiga Escola Normal de Piracicaba, e do conjunto arquitetônico da Pontifícia Universidade Católica (PUC), num importante ato de preservação arquitetônica e cultural de nossa história.

O edifício sede do Instituto dos Arquitetos do Brasil foi construído entre 1946 e 1947, após concurso julgado por Oscar Niemeyer, Hélio Uchôa e Firmino Saldanha, em que foi escolhido o projeto do arquiteto Miguel Forte. Além do prédio o tombamento também inclui diversas obras de arte de autoria de Antônio Bandeira, Ubirajara Ribeiro, Bruno Giorgi e Alexander Calder.

O conjunto de prédios da PUC integra o Teatro Tuca, marco na luta contra a repressão militar, o antigo Convento das Carmelitas e a Capela, os dois últimos construídos em 1920. No local, além de outras construções feitas entre 1940 e 1970, o cruzeiro localizado no interior do antigo claustro, o busto do papa Pio XII e uma imagem de São José também serão preservados.

Já a atual Escola Estadual Sud Menucci, antiga Escola Normal de Piracicaba, foi projetada em 1917 e serviu como parâmetro para o formação de professores para a rede pública de ensino durante os primeiros governos republicanos. O projeto é atribuído a Arthur Castagnoli com ornamentos feitos por Carlos Rozencrantz.