Patrimônio: Seminário discute preservação histórica e cultural na América do Sul

Evento desta sexta-feira, dia 12, tem apoio cultural da CPTM

qui, 11/04/2002 - 10h01 | Do Portal do Governo

Com apoio cultural da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), começa nesta sexta-feira, dia 12, o primeiro seminário de ‘Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural na América do Sul: Desafios e Soluções’, que será realizado na Pinacoteca do Estado de São Paulo.

‘Critérios para Identificação dos Locais Ameaçados e a Priorização de Ações de Conservação’, ‘Divulgação e Consciência Coletiva como Instrumentos para o Desenvolvimento Sustentável’, ‘Gerenciamento do Desenvolvimento e Promoção de Turismo e Financiamento através de Parcerias com Setor Público e Privado’ são alguns dos temas que serão abordados.

O evento está sendo organizado pela World Monuments Foundation, em parceria com a Fundação Vitae e a Fundação American Express.

O seminário termina no domingo, dia 14, com uma visita de trem à Vila de Paranapiacaba, considerada Patrimônio Histórico, com cerca de 100 dos participantes. A Vila de Paranapiacaba foi construída no final do século XIX pela São Paulo Railway, empresa ferroviária inglesa, e possui mais de 250 edificações em estilo britânico, com casas de pinho-de-riga cercadas de jardim e racionalmente distribuídas. As constantes chuvas que caem na região, a umidade e a permanente neblina também remetem a Londres.