Patrimônio: Reforma no Museu do Ipiranga preservará características neo-renascentistas

Obras no edifício centenário proporcionarão mais conforto aos 340 mil visitantes anuais

qua, 29/12/2004 - 13h48 | Do Portal do Governo

Um dos principais pontos turísticos da cidade, o Museu Paulista da USP, conhecido como Museu do Ipiranga, passará por reformas as quais fazem parte de projeto de revitalização. O objetivo é proporcionar mais conforto aos 340 mil visitantes anuais. Orçadas em aproximadamente R$ 300 mil, as obras devem iniciar em janeiro com previsão de término para setembro. Serão preservadas as características neo-renascentistas do edifício, inaugurado em 1895. “Como em qualquer parte do mundo, nosso museu precisa se modernizar, para acolher melhor o público e dar condições para que se sinta em casa”, afirma a diretora da instituição, professora Eni de Mesquita Samara.

O projeto será concretizado em duas fases: na primeira, as modificações começarão no hall de entrada, com a instalação de catracas eletrônicas e balcão de informações, para que o público seja recepcionado logo que entrar pelos portões laterais, antes de subir as escadarias que levam ao saguão principal. “As pessoas que chegarem num dia de chuva, por exemplo, já estarão abrigadas no interior do museu”, afirma a professora Eni. No balcão, os visitantes poderão alugar audioguias, gravadores com informações trilíngüe (português, inglês e espanhol) sobre as exposições. Os equipamentos substituem as visitas monitoradas. O andar térreo terá um auditório de 50 lugares, no qual serão realizados cursos e seminários.

Área de vivência – A segunda etapa do projeto, que ainda não está totalmente definida, é a reforma do subsolo. O local, hoje parcialmente aberto ao público, será transformado em ampla área de vivência, com banheiros internos, fraldário e uma minilanchonete. “Os visitantes não terão mais de sair do prédio e utilizar os sanitários que ficam fora do edifício”, explica a professora. “Além disso, ali serão mantidos uma loja para venda de livros, camisetas, cartões postais e CDs sobre o museu e um Centro Interativo para atividades educativas, como uma exposição de cartografia, programada para janeiro.”

Numa área fechada do subsolo é conservada a coleção completa do jornal O Estado de S. Paulo. “Esse material será transferido para uma casa que nos foi cedida pela USP, no Parque de Ciência e Tecnologia (Parque Cientec), situada na Água Funda”, explica Eni. Outra mudança que faz parte da segunda fase é a instalação de um elevador que facilitará o acesso de idosos e deficientes ao primeiro andar, sem que precisem subir as escadarias. “Já estudamos nove pontos, mas nenhum se mostrou apropriado. Não sabemos ainda se colocaremos numa das torres do edifício, como em vários museus na Europa, ou se construiremos uma torre externa para o elevador”, diz a professora. “Gostaria muito de ter o hall e o auditório prontos em março e o subsolo nas comemorações do Sete de Setembro.”

SERVIÇO
O Museu Paulista da USP fica no Parque da Independência, s/nº – Ipiranga – zona sul de São Paulo. Está aberto ao público de terça-feira a domingo, das 9 às 16h45. A entrada custa R$ 2,00. Crianças com menos de cinco anos e adultos com mais de 60 anos não pagam.
O museu permanecerá fechado nos dias 31 deste mês e 1º e 2 de janeiro. O Museu Iluminado funcionará até o dia 2 de janeiro, das 20 às 23 horas

Da Agência Imprensa Oficial
Por Marcia Bitencourt