Patrimônio: Projeto Monumenta transforma o bairro da Luz

Área receberá tratamento paisagístico para integrar os espaços públicos e privados

qui, 28/04/2005 - 16h30 | Do Portal do Governo

Imagine um imenso espaço integrado a museus, sala de concertos e teatro, restaurantes e cafés. Um boulevard onde as pessoas podem caminhar tranqüilamente, visitar exposições, assistir a shows e respirar arte. Esta é idéia motriz de uma iniciativa que promete transformar a região ao redor da Estação Luz num pedaço europeu. É o Monumenta – Programa de Preservação do Patrimônio Cultural Urbano –, que prevê a criação e integração de todos estes espaços no bairro da Luz.

A área foi escolhida por causa da concentração de prédios públicos tombados pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e espaços culturais, que hoje oferecem diversas atividades como os museus Pinacoteca e Estação Pinacoteca, o mosteiro da Luz e o Museu de Arte Sacra, o complexo Júlio Prestes, as estações Júlio Prestes e Luz, além do Jardim da Luz, do Quartel da Luz e do edifício Ramos de Azevedo. Isso sem falar da Estação da Luz da Nossa Língua, que deverá ser inaugurada até o fim do ano, um espaço multimídia que funcionará paralelamente à própria estação de trem.

Para tornar realidade a revitalização do bairro, iniciada pela Secretaria de Estado da Cultura com a restauração da Pinacoteca e a criação do complexo cultural Júlio Prestes, o Monumenta prevê a criação de uma praça na saída da Estação Luz onde se situa a atual a passagem do Metrô. Essa área a ser implantada permitirá a livre circulação de pedestres, desde a estação Júlio Prestes até a Sala São Paulo, passando também pelo Jardim da Luz até chegar ao edifício Ramos de Azevedo e ainda à Praça Fernando Prestes.

Guilherme Brito, coordenador do Monumenta, por parte do Governo do Estado, explica que a área receberá um tratamento paisagístico a fim de integrar os espaços públicos e privados, com sinalização, mobiliário urbano padronizado, comunicação visual e informação turística ao cidadão.

Custo da implantação

Concebido pelo Ministério da Cultura, com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o programa é feito em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura do Município. Os recursos necessários para a primeira etapa do Monumenta são da ordem de R$ 20 milhões e estão divididos em quatro partes: o BID arca com 50% do valor total, o Governo Federal através do Ministério da Cultura com 20%, enquanto Estado e Prefeitura se responsabilizam por 15% cada um.

Nesta parceria, coube ao Governo paulista, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, elaborar os Estudos de Viabilidade aprovados pelo BID e desenvolver os Planos e Projetos para a Região da Luz. A Prefeitura ficou encarregada da realização das obras decorrentes. “O estudo para a requalificação do espaço urbano do bairro da Luz exigiu uma abordagem ampla, que além dos aspectos específicos em relação aos monumentos e o espaço público que os envolve, também abarcou os fatores estruturais ali contidos”, destaca a secretária de Estado da Cultura, Claudia Costin.

De acordo com ela, esses elementos extrapolam a própria região. Muitos deles são de caráter metropolitano, como o Projeto Integração Centro, a implantação da 4ª Linha do Metrô e o eixo de comércio de confecções, já denominado Corredor Têxtil. Vencida a etapa dos estudos de viabilidade e do perfil do projeto, Estado e Prefeitura unem forças para iniciar as primeiras intervenções na região.

“Dentre os locais que devem ser beneficiados, inicialmente, está a praça Fernando Prestes”, revela Edméa Fioretti, coordenadora geral do Monumenta São Paulo. O projeto prevê ainda a recuperação de seu valor arquitetônico, com o calçamento semelhante ao piso original do século passado, o rabaixamento de sua altura ao nível da rua e a implantação do projeto paisagístico. “Com a conclusão das obras, a praça voltará a ser mais uma área verde de convivência no centro da cidade”, conclui Edméa.

O Monumenta revitaliza áreas degradadas ao estimular a conservação de prédios e patrimônios de valor histórico, cultural ou artístico, tombados ou não. A iniciativa procura aumentar a utilização econômica, cultural e social da área escolhida. Além disso, busca atrair investimentos do setor privado.

Secretaria de Estado da Cultura
Assessoria de Imprensa

(LRK)