Patrimônio: Prédio Central do Instituto Butantan completa 90 anos

Instituto é referência em fabricação de vacinas

qui, 08/04/2004 - 18h57 | Do Portal do Governo

O Prédio Central do Instituto Butantan, órgão da Secretaria´da Saúde, completa 90 anos em abril. É um dos mais antigos do Estado, ainda inteiramente conservado.

Marco do Instituto Butantan, o prédio fica em frente ao serpentário e possui três áreas: biblioteca, laboratórios de farmacologia, bioquímica e biofísica. Todas as salas do edifício têm nomes de cientistas, personalidades e políticos da época.

“É o símbolo do Instituto Butantan. Em sua fachada há a representação de duas serpentes em luta, uma venenosa e outra não, simbolizando a luta do bem contra o mal”, afirma o diretor Otávio Mercadante.

O Instituto Butantan completou 103 anos em 23 de fevereiro, com uma marca a comemorar. Em 2003 a instituição bateu o recorde histórico na produção de vacinas. Foram 111 milhões de doses, acréscimo de 52% em relação a 2002, quando foram fabricadas 73 milhões de doses. A maior marca havia sido alcançada em 2000, com 84 milhões de doses.

A produção do Butantan é responsável por 75% das vacinas utilizadas pelo Ministério da Saúde. O Instituto fabrica a tríplice (difteria, coqueluche e tétano), a dupla (difteria e tétano), a BCG (tuberculose), a contra hepatite B e a contra raiva. A vacina para influenza (gripe), por enquanto, é importada da França, mas envasada no Butantan. A partir de 2006, o instituto irá produzi-la.

O Instituto Butantan fica à Avenida Vital Brasil, 1500 – Butantã, zona oeste da capital. Mais informações (11) 3066-8702 / 8708

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde/L.S.