Patrimônio: Começa reurbanização do centro histórico de Itanhaém

Obra está sendo feita com recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias

sex, 03/06/2005 - 15h21 | Do Portal do Governo

O Projeto de Reurbanização do Centro Histórico de Itanhaém, aguardado por moradores e turistas, começou na última semana em ritmo acelerado e deve ser concluído no prazo de seis meses. Orçado em R$ 1.293.442,21, provenientes do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, está sendo coordenado pela Secretaria de Serviços e Urbanização da Prefeitura Municipal.

Elaborado junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e ao Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), o projeto,
que atuará no entorno dos monumentos tombados, tem o intuito de valorizar ainda mais o centro da cidade.

As obras, realizadas na Ladeira e nas praças Carlos Botelho e Narciso de Andrade, onde estão localizadas a Igreja Matriz de Sant’Anna e a Casa de Câmara e Cadeia, incluem os serviços de troca de pavimentação e iluminação ornamental, reurbanização das praças, criação de pontos de táxi, construção de guias e sargetas, sanitários públicos e palco para apresentações.

Todo o serviço topográfico já está sendo feito, assim como a montagem de canteiro de obras e a retirada de guias e calçamentos para serem trocados por novos. Também já começaram a chegar os tubos para drenagem de água pluvial, que serão instalados em todo o entorno do Centro Histórico.

Prefeitura Municipal de Itanhaém
Assessoria de Imprensa

(LRK)