Patrimônio: Começa recuperação da Estação da Luz

Local abrigará um centro de referência dedicado à preservação e à celebração da Língua Portuguesa

qua, 21/05/2003 - 10h42 | Do Portal do Governo

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação


O projeto Estação Luz da Nossa Língua começa a movimentar o edifício da Estação da Luz. É o início das obras que vão recuperar as fachadas do prédio histórico. Para divulgar mais detalhes sobre esta etapa, o ministro da Cultura, Gilberto Gil, os secretários de Estado da Educação, Gabriel Chalita, e da Cultura, Cláudia Costin, o diretor-geral da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho, e os representantes das instituições parceiras se reúnem com a imprensa na manhã desta quarta-feira, dia 21.

Os primeiros sinais das obras já podem ser vistos. Os andaimes que vão cobrir toda a fachada principal nos próximos meses começaram a ser montados. Tudo foi planejado para que as obras não atrapalhem a circulação dos usuários da Estação e, ao mesmo tempo, para que ocorram em paralelo ao trabalho que já está sendo realizado pela CPTM no local. Hoje, as obras para a integração metrô-trem estão sendo executadas na rua Mauá.

Essa é apenas uma das etapas do projeto Estação Luz da Nossa Língua. E as obras começam com data prevista para conclusão. Tudo deve ficar pronto para o aniversário de 450 anos de São Paulo, no dia 25 de janeiro de 2004. Na ocasião, o prédio vai ter de volta a beleza que merece um patrimônio histórico desse porte.

Em paralelo às obras, um grupo de especialistas liderado pelo escritor Adauto Novaes tem trabalhado no conteúdo da Estação Luz da Nossa Língua. A idéia é criar dentro da Estação da Luz um centro de referência dedicado à preservação e à celebração da Língua Portuguesa. O espaço terá como característica o dinamismo, trabalhado em oficinas culturais que utilizarão diversas linguagens como música, teatro, dança e literatura. Por meio de vários suportes tecnológicos, também será mostrado de maneira interativa o uso do Português em diferentes mídias.

O projeto abrigará ainda fóruns e debates liderados por instituições que tenham como missão a valorização da Língua Portuguesa. Afinal, o Português revela a nossa identidade, é essencial em nossa cultura e terá como está presente em todos os cantos do planeta: é o quinto idioma mais falado, língua oficial de 200 milhões de pessoas.

IBM do Brasil, Correios, TV Globo, Secretaria da Educação do Governo do Estado de São Paulo, Vivo, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Lei de Incentivo à Cultura estão juntos nesta parceria, realizada pelo Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria da Cultura e da Fundação Roberto Marinho. O projeto conta ainda com a colaboração da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), da Biblioteca Nacional, do Ministério da Cultura, da Prefeitura de São Paulo, da Cia. Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e da Rede Ferroviária Federal.

(LRK)