Parque Estadual do Jaraguá passa por ‘faxina’ neste sábado, dia 22, Dia Internacional da Montanha

Parque é referência de turismo ecológico na Capital

sex, 21/09/2001 - 15h06 | Do Portal do Governo

Neste sábado, dia 22, o Parque Estadual do Pico do Jaraguá passa por uma faxina de limpeza mobilizando comunidade, estudantes e escoteiros. As atividades fazem parte do “Dia Internacional da Montanha Limpa”, que no Brasil está sendo organizado pelo Clube Alpino Paulista

Em todo o mundo a Ong Clean Up The World (www.cleanuptheworld.org) articula e coordena, entre os dias 21 e 23, uma faxina geral no planeta em terra, praias e mares.

Além do mutirão de limpeza serão realizadas atividades culturais, mini-cursos de reciclagem e mesa redonda visando alertar a comunidade para a problemática do crescimento de resíduos e sua relação com a qualidade de vida.

Parcerias

Para tanto, o Parque, que é vinculado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente, firmou parcerias com o Clube Alpino Paulista (www.montanhismo.org.br), o Núcleo de Educação Ambiental Oeste do município de São Paulo, Projeto Reciclázaro, Movimento Melancia, Administração Regional de Pirituba/Jaraguá, Corpo de Bombeiros da Policia Militar, Secretaria Municipal de Saúde e União dos Escoteiros do Brasil, juntando esforços na tentativa de solucionar um problema que é de todos nós.

Programação das atividades:

08h00 – Recepção na concha acústica do Parque e divisão das equipes.
09h00-12h00- Mutirão
12h00 – Triagem do material para os mini-cursos
13h30-17h00 – Atividades culturais (mini-cursos de reciclagem e apresentações musicais e teatrais)
– Música: Periferia S.A., Os Carapira, Forró Gogó da Galinha e Birú.
– Teatro: Grupo Teatrar e Projeto Recriando.

Paralelamente às atividades culturais acontecerá um mesa redonda sobre a temática “O Lixo em Questão” com ambientalistas, autoridades locais, representantes de Cooperativas e de Movimentos Sociais.

As atrações do Parque

Para muitos moradores da cidade é difícil imaginar que na zona urbana de São Paulo haja uma reserva florestal com 491 hectares. onde se preserva espécies vegetais e animais quase extintas na capital. Outro destaque é a vista que se tem da cidade de São Paulo no alto dos 1.135 metros do Pico do Jaraguá.

Pesquisa, educação ambiental, teatro, capoeira e artesanato, semana da criança, turismo ecológico e muita trilha. Essa é a programação da Secretaria do Estado do Meio Ambiente está fazendo renascer a vida no Pico do Jaraguá, ponto mais alto e cartão postal da cidade de São Paulo. Coordenadas pelo Núcleo de Educação Ambiental do Parque Estadual do Jaraguá, as atividades são muitas.

Algumas são voltadas para o turismo de preservação e outras, para a segurança dos visitantes. Outras são ainda destinadas ao lazer e à prática da cidadania.

As trilhas são uma das principais atrações do parque. Cada uma delas oferece diferentes atributos ambientais. Estão classificadas de acordo com seus atributos históricos, vegetação da Mata Atlântica, vegetação de campos, afloramentos rochosos, recursos hídricos, fauna e áreas de recuperação. Essas caminhadas são monitoradas com acompanhamento de agente ambiental e agente de segurança do parque. Cerca de nove mil pessoas participaram das trilhas de 1999 a 2000. Essas atividades são gratuitas e podem ser realizadas com agenda mínima de uma semana.

Desde 1998, o Núcleo de Educação Ambiental do parque desenvolve um trabalho visando atrair grupos escolares, religiosos e de entidades filantrópicas para participar das atividades locais. O projeto Semeando o Futuro é uma parceria do núcleo com a Febem. O objetivo é a criação de oportunidades de trabalho para adolescentes, incluindo aquelas ligadas à preservação ambiental.

Desde setembro de 2000, voluntários treinados vêm executando trabalhos de prevenção de acidentes, resgate e de primeiros socorros aos visitantes. Um grupo de capoeira integra lutas e danças praticadas ao som de berimbaus, pandeiros, atabaques, palmas e cantos. Além disso, as vias de escaladas estão sendo mapeadas e fotografadas em um programa com apoio técnico do Clube Alpino Paulista para tornar segura essa atividade de risco e também reduzir os impactos ambientais.

O programa de atividades é permanente. Um dos objetivos é atrair voluntários para mutirões de limpeza, reciclagem, integração comunitária e muitas outras que possam colaborar para transformar o Pico do Jaraguá numa referência ecológica para São Paulo e para o Brasil.

Com 500 hectares, o Parque Estadual do Jaraguá é um dos últimos trechos remanescentes em região urbana da Mata Atlântica, tombado como patrimônio da humanidade pela Unesco em 1994. Poucos sabem, mas abriga até uma aldeia indígena. Com uma rica fauna e flora, está cheia de trilhas e cachoeiras que podem deslumbrar quem ama a natureza e está a fim de silêncio e ar puro. Há também muito folclore de histórias de saci, lobisomem e assombração. Quem for chegado a ervas medicinais também vai encontrar prato cheio.

O parque ainda é em grande parte lembrado por portar muitas antenas de TV. Muitos dos antigos planos de desenvolvimento regional relegaram o aspecto ambiental ao segundo plano. O núcleo acha que essa situação pode mudar com a participação dos interessados e transformar o parque no que na verdade ele já é: uma referência de turismo e atividade ecológica em São Paulo .

Serviço: O Parque Estadual do Jaraguá, abre todos os dias, das 8 às 17 horas. O endereço é rua Antonio Cardoso Nogueira, 539. Informações adicionais e agendamento de caminhada monitora podem ser feitos pelo telefone: 3941-3244 ou 3943-5222.