Parque Estadual da Cantareira é boa opção de passeio no feriado prolongado

A 10 km do centro fica uma das maiores reservas da Mata Atlântica

qua, 18/06/2003 - 20h20 | Do Portal do Governo

Andar em trilhas, sentir o aroma de terra, observar animais e curtir a natureza são algumas das opções para quem visitar neste feriado prolongado o Parque Estadual da Cantareira, uma das maiores áreas de mata tropical do mundo dentro de região metropolitana.

O Parque está dividido em três núcleos, o da Águas Claras,o da Pedra Grande e o do Engordador. Em mais de 7,9 mil hectares é possível observar a Mata Atlântica, uma das formações vegetais de maior diversidade de todo o planeta. Ele está situado a 10 quilômetros do centro da capital paulista e abrange parte dos municipíos de Caieiras, Mairiporã e Guarulhos.

O núcleo da Pedra Grande está localizado perto do Horto Florestal e tem um trabalho de atendimento ao público em geral e grupos especiais. Sua estrutura conta com playgrowd, sala para audiovisuais, bosque para pique-niques, anfiteatro e museus, além de três trilhas.

Já no núcleo do Engordador, o visitante pode conhecer um ambiente característico da Mata Atlântica caminhando pelas trilhas da Cachoeira ou do Macuco.

Os visitantes do núcleo Águas Claras têm as mesmas opções dos demais núcleos. Em todos eles, há monitores aptos para orientar á população, que ainda recebe dicas sobre preservação ambiental.

O funcionamento é das 8 às 17 horas aos sábados, domingos e feriados. Há um pequeno estacionamento em cada núcleo. A entrada custa R$ 2,00. Crianças até 10 anos e pessoas com mais de 60 anos, têm entrada gratuita.

Mais informações, pelo telefone 6203.3266 ou pelo site (www.iflorestsp.br)

– Núcleo da Pedra Grande, à Rua do Horto, 1.799, São Paulo
– Núcleo do Engordador, à Av.Cel.Sezefredo Fagundes, altura do número 19.100 – São Paulo
– Núcleo das Águas Claras, à Av. José Ermírio de Moraes, 96, Divisa São Paulo/Mairiporã