Parque Ecológico de Campinas será revitalizado

Reforma será executada com um novo modelo de parcerias, que envolve Estado, prefeitura, entidade social, empresas públicas e privadas

seg, 17/05/2004 - 13h48 | Do Portal do Governo


O Parque Ecológico de Campinas será reformado e revitalizado por meio de um novo modelo de parcerias, que envolve o Governo do Estado, Prefeitura, entidade social, empresas estatais e iniciativa privada. O convênio para revitalização do parque foi assinado nesta segunda-feira, dia 17, pelo governador Geraldo Alckmin e pela prefeita de Campinas, Izalene Tiene, no Palácio dos Bandeirantes.

Com 285 hectares de área, sendo 110 hectares abertos à visitação, o Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim (Parque Ecológico de Campinas) ganhará equipamentos de esporte e lazer; nova iluminação; paisagismo; drenagem; pavimentação; e anfiteatro, além de obras para recuperação de um casarão histórico, localizado dentro do parque, que retrata o auge da cafeicultura da região.

Pelo convênio assinado, a Prefeitura de Campinas irá cuidar da manutenção e preservação dos novos equipamentos que serão inseridos no local. O secretário do Meio Ambiente, José Goldemberg, destacou que para grande parte da sociedade o parque é o único espaço para atividades de lazer. “Por isso, também é importante que a Guarda Municipal faça a proteção, para garantir que as pessoas possam freqüentá-lo.”

O governador elogiou a participação dos parceiros que irão executar as obras. A colaboração das empresas Shell do Brasil e da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) já estavam acertadas e hoje foi definida a participação da Petrobras, que irá aplicar R$ 2 milhões na revitalização, por meio de um repasse à Associação Campus Avançado UNIPAZ, que irá executar as obras. “Poderemos chegar a R$ 4 milhões de investimentos na revitalização deste parque”, apontou Alckmin, ao citar o novo modelo de parcerias.

Ele informou que esse modelo deverá ser reproduzido para a reforma de outros parques. “O Governo do Estado tem 102 parques e nós vamos começar a recuperar um por um. E este é um bom modelo, porque com a soma das forças é possível obter bons resultados”, disse. De acordo com Alckmin, o parque da cidade de Santo André poderá ser o próximo a ser revitalizado. “E estamos criando um conselho gestor em cada município para que a própria comunidade ajude a tomar conta dos parques e a fiscalizar”, acrescentou.

Questionado pela prefeita com relação à construção de um Centro de Integração da Cidadania (CIC), em Campinas, o governador anunciou que amanhã sairá o resultado da licitação da obra e que no fim de julho as obras deverão começar. “O CIC reúne num mesmo local o Governo do Estado, a Prefeitura, o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Polícia, áreas sociais, advocacia do Estado e outros serviços à população”, lembrou.

Rogério Vaquero