Parque da Juventude: Carandiru dá lugar a uma grande área de educação, esporte, cultura e lazer

nd

seg, 12/08/2002 - 18h38 | Do Portal do Governo


Como parte das comemorações do Dia Nacional da Juventude, representantes do Governo Estadual, da sociedade civil organizada, de entidades representativas da juventude e do terceiro setor, firmaram compromisso de implantação do Parque da Juventude do Estado de São Paulo, nesta segunda-feira, dia 12, no Palácio dos Bandeirantes.

O Parque, a ser implantado onde funcionava o antigo Complexo do Carandiru, será um grande centro de lazer, esportes e educação. Nos seus 300 mil metros quadrados, na Zona Norte da Capital, três diferentes áreas (Esportiva, Central e Institucional) irão desenvolver ações voltadas para jovens de todas as idades.

Para a prática de esportes serão 10 quadras, pistas de cooper e de skate, localizadas junto a muito verde. Já a Área Central, que conta com 50 mil metros quadrados de vegetação remanescente de Mata Atlântica, será um ponto de integração, onde estarão presentes a valorização e preservação do meio ambiente. Nesse espaço haverá uma concha acústica para espetáculos musicais.

A Área Institucional, composta pela reutilização de quatro pavilhões do antigo presídio, reunirá o Centro de Cultura, o Centro de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital, o Centro de Excelência em Terceiro Setor e o Centro Tecnológico Paula Souza. O Centro de Cultura oferecerá aprendizado gratuito nas áreas de dança, teatro e música. O Centro de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital contará com uma Biblioteca Virtual, além dos computadores e recursos utilizados pelo programa Acessa São Paulo, com acesso gratuito à internet e outros serviços.

Já o Centro Tecnológico Paula Souza oferecerá diversas atividades educacionais como o Programa de Formação Profissional, cursos de nível básico, técnico e tecnológico, para a capacitação dos jovens e sua inserção no mercado de trabalho. O Centro de Excelência em Terceiro Setor será dotado de equipamentos de alta tecnologia que permitirão o acesso a informações e a realização de simulações de estruturas organizacionais. Também será um espaço de desenvolvimento e divulgação de tecnologias para o setor.

A implantação do parque custará cerca de R$ 22 milhões para os cofres públicos, além do apoio da iniciativa privada. As obras serão realizadas em três etapas. O início da construção nas áreas Esportiva e Central está previsto para o final deste ano e a conclusão para o começo de 2003. A terceira etapa está prevista para começar em dezembro próximo, com a implantação da área Institucional.

Sua criação segue as propostas constantes do Plano Diretor para o local, que fizeram parte do concurso público realizado em 1999 pelo Governo do Estado, em parceria com o Instituto dos Arquitetos do Brasil. A desocupação da Casa de Detenção do Carandiru exigiu investimentos de cerca de R$ 200 milhões na construção de 11 unidades prisionais no Interior, totalizando 8.256 novas vagas.

CENTRO TECNOLÓGICO PAULA SOUZA

O Centro de Formação Profissional a ser implantado no Parque da Juventude oferecerá, gratuitamente, educação nos níveis básico, técnico e tecnológico (nível superior). Os cursos técnicos vão oferecer formação nas áreas de Administração de Empresas, Comércio Exterior, Farmácia, Gestão Ambiental, Informática, Logística/Vendas, Nutrição e Dietética e Saúde Bucal. Será administrado pelo Centro Tecnológico Paula Souza, autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico. O Centro mantém 99 Escolas Técnicas Estaduais e 14 Faculdades de Tecnologia. Presente em 90 municípios paulistas, atende cerca de 130 mil alunos por ano.

O Ensino Técnico, com duração de três ou quatro semestres, será destinado aos alunos matriculados no segundo ou terceiro ano do Ensino Médio ou que já o concluíram. Inicialmente, está previsto o atendimento de aproximadamente 5 mil jovens nos níveis técnico e básico e tecnológico.

O Ensino Tecnológico de nível superior, por meio da Fatec, vai oferecer o curso de Informática – Gestão de Negócios. As atividades práticas são realizadas não apenas nos laboratórios dos cursos, mas também nas empresas parceiras — que requisitam os alunos para estágios e contratações.

CENTRO CULTURAL

O Centro Cultural estará dividido em três diferentes escolas: de Dança, de Artes Cênicas e de Música. A Escola de Dança terá um curso profissionalizante e outra regular, ambas com duração de 5 anos. Formará corpos de baile e sensibilizará crianças, por intermédio da dança, sobre seu corpo, o espaço e a disciplina.

A Escola de Música terá como principal objetivo o ensino e prática musical em grupo. Incluirá diversas atividades: aulas teóricas, ensaios e concertos.

A Escola de Artes Cênicas comportará cursos regulares e tem como objetivo principal criar oportunidades para o jovem na arte teatral. Os cursos regulares terão dois anos de duração e estarão agrupados em três áreas de ensino: Básico de Teatro (interpretação, direção e dramaturgia), Superior de Teatro (interpretação, direção, dramaturgia, crítica, cenografia e figurino) e Cursos Técnicos (sonorização, iluminação, cenotécnica, costura e adereços, entre outros).

CENTRO DE EXCELÊNCIA DO TERCEIRO SETOR

Esse Centro terá como meta o desenvolvimento e a disseminação de tecnologia do terceiro setor, com a interação do Estado com a sociedade. Em cinco pavimentos, estarão distribuídos os seguintes núcleos: de Estudos de Integração entre Governo e Terceiro Setor, de Informação Juvenil, de Formação em Empreendedorismo Social, Incubadora de Entidades Sociais e Condomínio de Associações. Contará com um auditório, salas de reunião, videoconferência, sala de internet, salas de aula, espaços de convivência, lanchonete, livraria e loja de produtos sociais.

O Núcleo de Estudos de Integração entre Governo e Terceiro Setor vai se dedicar ao desenvolvimento de pesquisas, levantamento de dados e principalmente à elaboração de novas tecnologias de integração entre o Governo e entidades sociais. Além de prestação de serviços para organizações sociais e entidades governamentais, caberá ao núcleo a elaboração de informativos, guias e manuais e outras publicações sobre o assunto.

O Núcleo de Informação Juvenil, além de informações governamentais relacionadas aos jovens, vai repassar toda informação sobre suas necessidades, desde dados sobre escolas, faculdades, empregos e entidades, até dados como eventos, palestras e reuniões.

O Núcleo de Informação em Empreendedorismo Social tem como objetivo o desenvolvimento de pessoas que se interessam pela área social, seja por intermédio de cursos de gestão do terceiro setor, seja para o preparo de agentes comunitários. Já o Núcleo Incubadora de Entidades Sociais pretende oferecer um espaço físico para grupos ainda informais de jovens que buscam sua institucionalização.

O Núcleo de Associações irá oferecer um novo espaço a entidades mais estruturadas. Enquanto para algumas será uma filial, para outras o espaço será destinado a buscar e divulgar oportunidades de voluntariado. Ao contrário da Incubadora, essas entidades estão em situação de reconhecimento público e com recursos suficientes para o desenvolvimento de suas atividades.

CENTRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL

Será o maior centro de tecnologia da informação e inclusão digital da América Latina, numa parceria entre o Estado e a iniciativa privada. Com área de aproximadamente 7.450 metros quadrados, o centro terá o objetivo de levar o conhecimento das novas tecnologias de informação a todos os segmentos da sociedade, especialmente aos jovens. Contará com biblioteca virtual, diversos equipamentos com recursos de tecnologia digital e um Infocentro onde a população terá acesso gratuito à internet e outros serviços.

A inclusão digital dos menos favorecidos é a principal meta: 75% dos integrantes das classes D e E da Capital nunca usaram o computador e 89% nunca acessaram a internet. Pesquisa realizada pelo Instituto Insight, a pedido do Governo do Estado de São Paulo apontou que 93% desse público gostaria de usar a rede mundial de computadores. Entretanto, somente 0,7% possui computador.

Leia também:

  • Setor Esportivo será entregue em dezembro