Parcerias do Governo com setor têxtil contemplam emprego, renda e meio ambiente

Programas oferecem capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais de costura e prevenção à poluição nas indústrias do setor têxtil

seg, 27/05/2002 - 20h59 | Do Portal do Governo


“Estamos iniciando hoje duas ações muito importantes, na área da preservação do meio ambiente e na geração de trabalho e renda”, disse o governador Geraldo Alckmin ao assinar nesta segunda-feira, dia 19, no Palácio dos Bandeirantes, dois protocolos de intenção do Governo do Estado com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção (ABIT).

O acordo firmado na área social, Programa Tece e Acontece, será desenvolvido em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) para capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais de costura. A ABIT oferecerá os cursos, em parceria com escolas de ensino técnico, fornecendo ainda matéria-prima necessária para o início do treinamento.

“Iniciaremos com 50 cidades e pretendemos que a proposta seja extensiva para todo o Estado, permitindo inserir no mercado de trabalho muitas das pessoas que hoje, excluídas, formam o grande população carente de São Paulo”, disse Maria Lúcia Alckmin, presidente do Fundo de Solidariedade Social.

Com a participação dos Fundos de Solidariedade Municipais, a ABIT irá treinar profissionais nos municípios interessados, capacitando-os a coordenar ações do projeto em sua região. São os chamados “agentes multiplicadores”. Para os municípios que já possuem oficinas em atividades, serão oferecidos cursos de orientação para a confecção de produtos com a qualidade exigida pelo mercado. A cerimônia contou com grande participação de primeiras-damas, que conheceram o projeto e receberam orientações para implementá-las em seus municípios.

No setor do meio ambiente, o protocolo de intenções , firmado com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, por intermédio da Cetesb, visa implantar o Programa de Produção Mais Limpa, nas indústrias do setor têxtil, fornecendo informação, mecanismos e tecnologia para ações no controle ambiental. “São Paulo está trabalhando com o pé no chão e com os olhos no futuro”, disse Alckmin ao falar dos programas de preservação dos recursos naturais em curso no Estado.

O governador destacou a importância do setor têxtil no desenvolvimento paulista, afirmando ele é responsável hoje por mais de 300 mil empregos e um faturamento de US$ 7 bilhões.

Um projeto piloto de prevenção à poluição nas indústrias do setor já está em desenvolvimento no Estado, com bons resultados na redução de consumo de água, energia elétrica, redução de carga orgânica e substâncias tóxicas. Os primeiros cases de sucesso são a Santista e a Cermatex, informou o presidente da ABIT, Paulo Skaf. No Brasil, o setor congrega mais de 30 mil empresas, empregando aproximadamente 1,45 milhão de trabalhadores.

Além das solenidade, aconteceram atrações como Walter Rodrigues, estilista vencedor do Prêmio ABIT Fashion Brasil 2002, que apresentou sua coleção, vista até hoje somente em Paris. Rodrigues trouxe suas principais modelos. Outra atração foi o estilista Amir Slama, da Rosa Chá (Prêmio ABIT Fashion 2002, categoria Moda Praia) que apresentou sua inédita coleção, com maiôs e biquínis inspirados nas cores da bandeira brasileira.