Parceria: Unicamp e UBA firmam acordo em Buenos Aires

Cooperação prevê a implantação ainda este ano das cátedras Unicamp e UBA

sex, 04/04/2003 - 10h09 | Do Portal do Governo

Do Portal da Unicamp
Por Clayton Levy

Um importante passo para integração científica e tecnológica na América Latina foi dado no dia 1 de abril, na Argentina, com a assinatura de um acordo entre a Unicamp e a Universidade de Buenos Aires (UBA). O acordo prevê a instalação, já em 2003, de uma cátedra da UBA na Unicamp, para estudar temas relacionados à Argentina, e uma cátedra da Unicamp na UBA, para temas relacionados ao Brasil. O termo de cooperação foi assinado pelos reitores da Unicamp, Carlos Henrique de Brito Cruz, e da UBA, Guillermo Jaim Etcheverry.

A proposta para formulação do acordo partiu do reitor Brito Cruz durante visita realizada à UBA em agosto do ano passado. O projeto para definir a instalação das cátedras foi elaborado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação em conjunto com a Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori) da Unicamp. O texto prevê a vinda de pesquisadores argentinos para atuar em Campinas e a ida de pesquisadores brasileiros para atuar em Buenos Aires.

Todas as áreas do conhecimento (humanas, biomédicas, exatas e tecnológicas) participarão em sistema de rodízio. Os recursos para viabilizar o programa serão obtidos por meio de convênio entre a Unicamp e o GrupoSantander-Banespa, que financiará sua implantação e manutenção, oferecendo bolsas e cobrindo despesas de viagem dos participantes.

V.C.