Parceria: Secretarias da Justiça e da Cultura fornecem salas de leitura para quilombolas

Cada sala contará com 500 livros

qui, 30/10/2003 - 15h37 | Do Portal do Governo

Uma parceria entre a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania e a Secretaria da Cultura vai promover a entrega de salas de leitura para sete comunidades remanescentes de quilombos do Estado.

Segundo Roberto de Oliveira, da Assessoria de Defesa da Cidadania da Secretaria da Justiça, as salas serão inauguradas no início de novembro. Instaladas em galpões e barracões construídos pela Fundação Instituto de Terras (Itesp), elas terão, cada uma, 500 livros.

As comunidades beneficiadas inicialmente serão as de Pedro Cubas, Sapatu, São Pedro, Nhunguara e Maria Rosa, no Vale do Ribeira, Caçandoca, em Ubatuba, e Cafundó, no Sudoeste paulista. Em cada comunidade, dois voluntários serão treinados para promover o hábito da leitura.

‘Esse é um projeto-piloto. Caso dê certo, iremos instalar, até maio de 2004, salas de leitura em todas as comunidades quilombolas reconhecidas do Estado’, informa Oliveira. Segundo ele, universidades serão convidadas a participar do projeto como parceiras e está prevista uma campanha permanente de estímulo a doações de livros para os quilombos.

Publicações

O Conselho de Leitura da Secretaria da Cultura está providenciando a publicação de cinco relatórios técnico-científicos do Itesp sobre quilombos para distribuição em escolas públicas do Estado. A informação é de Roberto de Oliveira, que fez os contatos para viabilização da parceria.

De cunho antropológico, o relatório técnico-científico é o documento necessário para o reconhecimento oficial de uma comunidade como remanescente de quilombo. A partir do reconhecimento, é possível obter a titulação do território ocupado pela comunidade. Os relatórios trazem informações detalhadas sobre a história e cultura dos quilombos paulistas.

Murilo Hildebrand
Da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania

M.J.