Parceria: Saúde e Educação distribuem mil kits científicos para alunos de escolas estaduais

Lançamento do programa será nesta quarta-feira, dia 5, às 14h30

seg, 03/11/2003 - 20h26 | Do Portal do Governo

O governo do Estado lança nesta quarta-feira, dia 5, às 14h30, o projeto Cientista do Futuro, uma parceria entre as Secretarias de Estado da Saúde e da Educação que distribuirá gratuitamente kits com materiais para experiências científicas a alunos de mil escolas estaduais. Os kits foram confeccionados pelo Instituto Butantan, órgão da Secretaria de Estado da Saúde.

A iniciativa pretende aguçar a curiosidade de crianças e jovens sobre ciência. Os estudantes, de 5ª série do Ensino Fundamental a 1ª série do Ensino Médio, poderão realizar experiências com micróbios, examinar estruturas tridimencionais e aprender sobre a simetria dos seres vivos. Os materiais permitem também que os professores desenvolvam experimentos.

Os conjuntos são compostos de tubos de ensaio, erlenmeyer, becker, chupetas, rolhas, placas de Petri, algodão hidrófobo, papel filtro, meios de cultura, termômetro, mangueiras, estufa e lâminas.

“É uma iniciativa importante, que ajudará a despertar o interesse dos estudantes por áreas científicas”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

O lançamento do projeto Cientista do Futuro será no Museu de Microbiologia do Instituto Butantan_ avenida Vital Brasil, 1.500 – Butantã. Para retirar os kits, a coordenação da escola deverá procurar o Instituto Butantan de terça-feira a domingo, das 9h às 16h30.

Museu de Microbiologia

Inaugurado em fevereiro de 2002, o Museu de Microbiologia abriga uma exposição permanente que explica as bases da microbiologia em painéis ilustrados, equipamentos e modelos tridimensionais de bactérias, vírus e protozoários, ampliados em acrílico. Os visitantes também podem utilizar microscópios para, por exemplo, observar microrganismos vivos em uma gota de água não tratada.

O museu também conta com um laboratório onde os visitantes podem, de forma interativa, realizar experiências orientadas por monitores. Na sala de vídeo do museu, os visitantes assistem a filmes relacionados a microbiologia.