Parceria: Sala de leitura é inaugurada na Casa da Cidadania

Espaço é resultado de uma parceria entre as Secretarias da Justiça e da Defesa da Cidadania e Cultura

ter, 14/09/2004 - 19h34 | Do Portal do Governo

A Casa da Cidadania ganhou, nesta terça-feira, dia 14, uma sala de leitura. A inauguração do espaço é resultado de uma parceria entre a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania e a Secretaria da Cultura. A iniciativa faz parte do programa “São Paulo um Estado de Leitores”.

Participaram da inauguração o secretário adjunto da Justiça, José Jesus Cazetta Júnior; o coordenador do Centro de Integração da Cidadania (CIC), Roberto Hilsdorf Rocha; a coordenadora do Projeto Centro de Esporte, Cultura e Lazer, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Alcione Helena Borner Campos; a diretora de eventos do projeto, Sônia Manski, e o coordenador do projeto “São Paulo um Estado de Leitores”, José Luiz Goldfarb.

José Jesus Cazetta Júnior enfatizou que a inauguração da sala de leitura propiciará à comunidade o exercício da cidadania. “A Secretaria da Justiça procura somar esforços com as demais secretarias para a realização de projetos sociais e culturais”, explicou o secretário adjunto. “A idéia é que o acervo da sala de leitura cresça e que a comunidade adote o espaço. O objetivo do governo do Estado de São Paulo é tornar o acesso aos livros mais fácil.”

O coordenador do projeto, José Luiz Goldfarb, lembrou que a intenção da secretária da Cultura, Claudia Costim, por meio do projeto “São Paulo um Estado de Leitores”, é criar o hábito de leitura em jovens e adolescentes que não têm acesso fácil aos livros e que a leitura deve ser fonte de prazer, não somente fruto de obrigações escolares.

Durante a cerimônia, a platéia foi apresentada aos voluntários que trabalharão nas salas de leitura. Os voluntários, jovens da própria comunidade, foram treinados para atuar na coordenação do espaço, orientar e tirar dúvidas da população. Ao final da inauguração, o público assistiu à performance da contadora de história, Elza Salutti.

Esta é a quinta Sala de Leitura instalada nos postos dos CICs. As outras estão à disposição da população nos CIC’s Leste, Norte, Francisco Morato e Ferraz de Vasconcelos.

Também participaram da inauguração o coordenador de estágios da Associação de Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-SP), Rodrigo Valverde Dimarco, o coordenador de projetos da Associação Evangélica Beneficente, Mauro Didomênico Leite e a presidente da Associação Movimental Santa Catarina, Maria das Graças Gomes.