Parceria: Projetos de Secretarias garantem recuperação de matas e renda no campo

No Estado, áreas sem proteção somam cerca de 1 milhão de hectares

ter, 27/09/2005 - 14h16 | Do Portal do Governo

O Seminário de Lançamento do Projeto de Recuperação de Matas Ciliares do Estado de São Paulo foi realizado nesta terça-feira, dia 27, no Parlamento Latino-americano, na capital paulista. Evento marca o início de um programa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, com o objetivo de reverter o quadro de degradação dos trechos de vegetação nativa existentes às margens dos corpos d’água. No Estado de São Paulo, estas áreas sem proteção somam cerca de 1 milhão de hectares. Dentro do Projeto, a Secretaria de Agricultura é parceira com o Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas, voltado aos pequenos produtores com a conservação de solo e reorientação das atividades produtivas, levando ao aumento de produtividade e renda.

Neste Seminário de lançamento, o Secretário de Meio Ambiente, José Goldemberg, e o Secretário de Agricultura e Abastecimento, Duarte Nogueira, apresentaram as interfaces dos dois projetos. As ações previstas serão divididas por bacias e devem receber um total de US$ 19,52 milhões, provenientes do Global Environment Facility – GEF e do Banco Mundial, além de repasses financeiros do Governo do Estado de São Paulo.

O Projeto de Recuperação de Matas Ciliares do Estado de São Paulo inclui o desenvolvimento de instrumentos, metodologias e estratégias para tornar viável a recuperação dessas áreas, apoiando a conservação da biodiversidade por meio da formação de corredores de mata ciliar e revertendo o processo de fragmentação de remanescentes de vegetação nativa, decorrente da pressão provocada pela ocupação e avanço irregular das áreas agrícolas.

Além da redução dos processos de erosão do solo e assoreamento dos corpos d’água, propiciando a melhoria da qualidade e quantidade da água, o projeto prevê a redução da perda de solo e o apoio ao uso sustentável dos recursos naturais. As ações do projeto serão realizadas prioritariamente nas bacias hidrográficas do Paraíba do Sul, Piracicaba-Capivari-Jundiaí, Tietê-Jacaré, Mogi-Guaçu e Aguapeí, consideradas representativas da diversidade ambiental e social no Estado.

Programa de Microbacias – Serão implantados 15 projetos demonstrativos em microbacias rurais, permitindo a recuperação direta de 1.500 hectares de matas ciliares, com uma média de 100 hectares em cada projeto e 300 hectares em cada Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos – UGRHI. O Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas, iniciado em 2000, segue na linha do desenvolvimento sustentável, apoiando pequenos produtores rurais em aproximadamente 470 municípios do estado de São Paulo em 772 microbacias e já beneficiou mais de 55 mil produtores através de subvenções econômicas, doação de mudas, repasse de máquinas de plantio direto e assistência técnica na atividade produtiva e na formação de associações.

Secretaria da Agricultura