Parceria: Programa de Padarias Artesanais será implantado em 400 escolas estaduais

Fundo Social e Educação pretendem ampliar o programa para as demais 5.700 escolas do Estado

qua, 26/03/2003 - 19h12 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação oficializou parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) para a implantação do programa de Padarias Artesanais. Serão contempladas 400 Escolas do Programa Parceiros do Futuro, que abre as escolas nos finais de semana para atividades culturais e esportivas. A intenção é ampliar o programa para as demais 5.700 escolas do Estado.

O evento contou com a presença da primeira-dama, Maria Lúcia Alckmin; o Secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita; o vice-presidente do Banco Santander/Banespa, Miguel Jorge e o presidente da FDE, Sérgio Kobaiashi.

Cada escola receberá um kit composto por um forno, um botijão de gás, um liqüidificador, uma batedeira, uma balança e quatro assadeiras. O custo de cada kit é de R$700,00. Empresas parceiras doarão os equipamentos e o Fussesp capacitará dois agentes multiplicadores por entidade, em curso de duração de um dia, com direito a certificado em panificação emitido pela Secretaria da Agricultura.

Na Capital, as aulas são oferecidas na sede do Fussesp, no Parque da Água Branca e no interior, são ministradas nas células regionais do Fundo Estadual. O curso ensina desde a confecção de pães, com os mais variados produtos, até noções de higiene e cidadania.

Para o Secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, o programa Padarias Artesanais coincide com o projeto de ‘Escola da Família’ – a construção de uma escola pública dos nossos sonhos. ‘O processo educativo não acontece só dentro da sala de aula. A educação é o motor que move a sociedade. É solidariedade, respeito e simplicidade’.

O vice-presidente do Banco Santander/Banespa, Miguel Jorge, acredita nas parcerias voltadas para o papel social.’ Esperamos a criação de mais projetos nesse sentido para continuarmos colaborando’.

A primeira-dama, Maria Lúcia Alckmin, destacou que em todo o Estado já foram distribuídos três mil kits desde o início do programa, há dois anos, para 1.700 entidades cadastradas no Fussesp. A Padaria Artesanal já virou realidade em 638 fundos municipais, 54 unidades da Febem, 147 assentamentos, 15 comunidades quilombolas, além de, unidades habitacionais da CDHU e agora nas 400 escolas estaduais.

‘ Ao invés de dar o peixe, nós estamos ensinando a pescar. Durante um ano e meio visitei a periferia para ouvir a população e decidir sobre o melhor projeto. O programa Padarias Artesanais pretende ir além e levar ética, cidadania e trabalho para as comunidades’, concluiu a primeira-dama.

Da Secretaria da Educação