Parceria possibilita a inauguração do primeiro Espaço Criança Esperança na capital

Unidade atende dois mil jovens por dia

sáb, 08/12/2001 - 16h05 | Do Portal do Governo


Um empenho coletivo vem mudando o perfil social do bairro Jardim Ângela, localizado na Zona Sul, que liderou, por mais de três anos, a lista das regiões mais violentas da Capital. A parceria, envolvendo Governo do Estado, Fundo das Organizações Unidas Para as Crianças (Unicef), Rede Globo e Instituto Sou da Paz, possibilitou a entrega das instalações do Espaço Criança Esperança – o primeiro da cidade – que foi inaugurado neste sábado, dia 8, pelo governador Geraldo Alckmin e demais parceiros.

Construído em uma área estadual de 40 mil metros quadrados, o local possui ginásio de esportes, piscina semi-olímpica, duas salas para atividades culturais, duas quadras poliesportivas e refeitório.

O Governo do Estado está destinando R$ 1,1 milhão ao Espaço Criança Esperança, que é administrado pelo Serviço Social Bom Jesus de Piraporinha. O valor será usado na construção de novos prédios e no pagamento de 50 funcionários, que deverá aumentar para 80.

Pela parceria foi possível construir o teatro de arena inaugurado hoje. Também está sendo erguido um prédio multimídia que incluirá sala de informática, estúdios de som e de filmagem, e uma rádio comunitária. O espaço terá ainda um viveiro, uma horta, um pomar e uma pista de skate.

A partir de janeiro de 2002, estará funcionando no local uma unidade do Infocentro, do Programa Acessa São Paulo do Governo do Estado, que oferece acesso gratuito à internet, às camadas de baixa renda da população.

O Espaço Criança Esperança está instalado na rua dos Clarins, s/nº, no local onde funcionava o Clube da Turma M´Boi Mirim, que atendia mil adolescentes por dia. Com a parceria este número aumentou para dois mil jovens/dia. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 6 às 18 horas, e nos finais de semana, fica aberto para toda a comunidade.

Muito embora o bairro apresente um elevado índice de exclusão social, a região tem forte presença da ação comunitária, com a participação de mais de 200 entidades atuando para reverter o quadro crítico deste distrito.

‘O Jardim Ângela está ficando cada vez mais conhecido pela participação comunitária e este é um bom exemplo’, disse Alckmin. ‘O Espaço Criança Esperança reúne tanto a iniciativa privada quanto a civil, proporcionando que a criança fique meio período na escola e outro aqui, com cultura, lazer e esporte’. De acordo com o governador essas atividades ajudam a melhorar o rendimento escolar.

Além de estar aberto para os adolescentes o espaço também serve de ponto de encontro para reunir as famílias. O início do curso de computação facilitará a inserção dos jovens no mercado de trabalho.

Alckmin observou que o local está melhorando a auto-estima dos moradores. Opinião compartilhada pelo estudante Júlio César do Nascimento, de 16 anos. ‘Eu tinha vergonha de dizer que morava no Jardim Ângela. Agora, com este espaço parece que a gente está dentro de um clube’, compara Júlio, que freqüenta o local todos os dias para jogar vôlei, futebol e nadar.

Para o diretor do Espaço Criança Esperança, Geraldo Salvador de Souza, a inauguração representa uma perspectiva de futuro aos jovens. ‘Vivemos na região de Campo Limpo, que tem mais de um milhão de habitantes. As atividades que desenvolvemos aqui ajudam a tirar os adolescentes do mundo das drogas e a criar conceitos de cidadania’, afirma.

Estiveram presentes à cerimônia o ministro da Saúde, José Serra, os secretários da Segurança Pública, Marco Vinício Petrelluzzi, de Assistência e Desenvolvimento Social, Nelson Proença, os atores Paulo Gorgulho e Edson Celulari, os jogadores Marcelinho Carioca, do futebol, Marcelo Negrão, do vôlei, e Aurélio Miguel, do judô.

Valéria Cintra