Parceria: Metrô e Incor formalizam convênio para atendimento de emergências cardíacas

Iniciativa capacitará o Metrô para o uso de desfibriladores ainda em 2005

seg, 18/04/2005 - 19h22 | Do Portal do Governo

Na manhã desta segunda-feira, dia 18, a Companhia do Metropolitano e o Instituto do Coração (InCor) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – Fundação Zerbini formalizaram convênio que capacitará o Metrô no atendimento de emergências cardíacas de usuários nas estações com a utilização de equipamentos de desfibrilação cardiovascular.

O acordo, com a duração de um ano, prevê a transferência de conhecimentos e tecnologia pelo InCor, que também definirá a quantidade ideal e o tipo de desfibrilador adequado ao atendimento de emergência nas estações metroviárias. O Metrô fará investimento de R$ 145 mil para os estudos de implantação da iniciativa.

“Estamos unindo duas entidades de muito respeito para oferecer um serviço ainda mais eficaz aos usuários do Metrô”, enfatiza Jurandir Fernandes, Secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos.

Uma das medidas previstas no acordo Metrô -InCor é o treinamento de cerca de 2500 metroviários, que passarão a prestar esse tipo de atendimento emergencial nas estações ainda neste ano. “ Ter no Metrô pessoas treinadas e aptas para iniciar as manobras de ressuscitação cardiopulmonar nos usuários irá colaborar para difundir ainda mais esse tipo de atendimento”, ressalta o diretor clínico do InCor, prof. José Antonio Ramires.

Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô – Departamento de Imprensa