Parceria: Governo firma convênio de cooperação técnica com a Cisco Networking Academy

Profissionais do governo serão capacitados para gerenciamento em tecnologia de rede para ampliação do Governo Eletrônico

qui, 01/05/2003 - 10h25 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo assinou nesta quarta-feira, dia 30, por intermédio da Casa Civil e a Cisco Networking Academy, um Convênio de Cooperação Técnica para capacitar profissionais do governo no gerenciamento em tecnologia de redes de computação. Trata-se de mais uma iniciativa do governo para capacitar os profissionais que trabalham no Sistema de Gerenciamento Eletrônico. Hoje, todos os órgãos centrais encontram-se interligados e conectados na internet (2.500 unidades) e o objetivo é no futuro próximo ampliar essa rede para atingir a totalidade de 20 mil unidades administrativas do Estado distribuídas por todo o território paulista.

Se for considerada uma média de 5 pontos em cada uma das unidades administrativas (escolas, hospitais, delegacias, etc), pode-se avaliar que a rede Intragov terá nos próximos anos cerca de 100 mil pontos de acesso. E para gerenciar essa rede os órgãos do governo demandarão profissionais altamente capacitados na área de tecnologia de informação e comunicação, com foco em gerenciamento de redes de computadores. Por isso, o Governo está aberto a estabelecer com outras empresas de tecnologia de ponta o mesmo tipo de cooperação técnica firmado com a Cisco.

Termo de Cooperação Técnica

Inicialmente, a Cisco do Brasil Ltda. capacitará 50 funcionários públicos, sem custo para o Governo. Com 280 horas divididas em aulas práticas e de laboratório, os profissionais concluirão o curso de tecnologia de redes de computadores, com possibilidade de realizar os exames e obter a certificação Cisco CCNA de reconhecimento Internacional na área de TI (segmento de redes de computadores Internet Systems).

O programa do curso inclui quatro módulos: Fundamentos de Rede, Teoria e Tecnologias de Roteamento, Roteamento Avançado e Tecnologias de Switching e Projetos de Rede. O Termo de Cooperação, sem custos para o governo, tem vigência de 24 meses, podendo ser prorrogado por igual período, mediante prévia concordância dos partícipes.

Agilidade, economia e transparência

Nos últimos anos, o Governo Estadual tem utilizado intensamente a Tecnologia de Informação e Comunicação, por meio do Governo Eletrônico, para aprimorar todo o processo de gerenciamento da administração pública e poder oferecer serviços de qualidade aos cidadãos.

Hoje, o programa de Governo Eletrônico já conta com mais de uma centena de aplicativos que permitiram maior agilidade, economia e transparência na organização das transações e processos internos da máquina estadual. “Hoje temos uma comunidade virtual que movimenta algo em torno de 55 mil mensagens/dia. Somente com o SIAFEM (Sistema Integrado de Administração Financeira de Estados e Municípios), e com o SIAFÍSICO (Sistema Integrado de Informações Físico-Financeiras), ferramentas que ajudam a administrar as finanças públicas, foram eliminados 25 milhões de lançamentos e 3 milhões de papéis ao ano”, informa Roberto Meizi Agune, coordenador do Sistema Estratégico de Informação do Governo. Ele destaca ainda que, em função da Bolsa Eletrônica de Compras, os preços pagos pelos bens adquiridos pelo governo caíram 20% e o número de participantes aumentou em mais de 200%.

O lado mais visível do modelo, no entanto, são os serviços criados para atender à população paulista. Entre eles, o Poupatempo; a Delegacia Virtual; o pagamento do IPVA e Licenciamento de Veículos por via eletrônica; a Central Única de Marcação de Consultas e o Posto de Atendimento ao Trabalhador. E, como outra ponta do Governo Eletrônico, há o programa de inclusão Digital Acessa São Paulo. São Infocentros comunitários, instalados na periferia de São Paulo e Interior paulista, que garantem o acesso da população mais carente à tecnologia da informação, tanto no que diz respeito a equipamentos quanto a processos, via internet. Este programa já possibilitou 2.998.395 atendimentos, ou seja, usuários acessando a Internet para realização de consultas, serviços etc.

O Governo Eletrônico é um projeto desenvolvido pela Casa Civil, sob a coordenação do Sistema Estratégico de Informações. O Acessa São Paulo é um projeto desenvolvido pela Casa Civil em parceria com a Imprensa Oficial do Estado, e implementado pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), que provê infra-estrutura, consultoria e suporte técnico, e implementado pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), que provê infra-estrutura, consultoria e suporte técnico.