Parceria: Fundação Conrado Wessel e Fapesp lançam Prêmio FCW de Ciência e Cultura 2004

Objetivo é incentivar atividades relacionadas à Arte, à Ciência e à Cultura

seg, 13/12/2004 - 12h18 | Do Portal do Governo

A Fundação Conrado Wessel (FCW) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), lançam nesta terça-feira, 14 de dezembro, às 15 horas, o Prêmio FCW de Ciência e Cultura 2004, com a presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos. Criado em 2002, o Prêmio é distribuído anualmente e tem o objetivo de incentivar atividades relacionadas à Arte, à Ciência e à Cultura.

Desde a edição de 2003, o Prêmio FCW é organizado em parceria com a FAPESP. Em seguida, passou a contar também com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Academia Brasileira de Ciências (ABC) e Academia Brasileira de Letras (ABL).

Na edição do ano passado, 56 instituições indicaram 118 candidatos em seis modalidades. Nesta edição, 102 instituições de ensino e pesquisa de todo o Brasil foram convidadas pela Fundação Conrado Wessel para indicar pesquisadores e trabalhos científicos. O prazo limite para apresentação de indicações é a primeira quinzena de março de 2005 e a cerimônia da premiação ocorrerá no final do mês de maio de 2005.

Uma novidade na premiação deste ano é a ampliação do escopo da categoria Ciência Aplicada ao Mar para Ciência Aplicada à Água. As outras cinco categorias são: Ciência Aplicada ao Meio Ambiente, Ciência Aplicada ao Campo, Ciência Geral, Medicina e Literatura. Cada categoria corresponde a um prêmio de R$ 100 mil líquidos, já deduzidos os tributos.

Os vencedores serão escolhidos por uma Comissão Julgadora formada por especialistas indicados pelas instituições parceiras – FAPESP, SBPC, CAPES, CNPq, ABC, ABL, Ministérios da Agricultura, Cultura, Educação, Meio Ambiente e da Saúde, Marinha do Brasil e Secretaria de Aqüicultura e Pesca.

Em 2003, os vencedores foram Carlos Henrique de Brito Cruz, reitor da Unicamp, na categoria Ciência Geral; Dieter Carl Ernst Heino Muehe, professor de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em Ciência Aplicada ao Mar; Jairo Vidal Vieira, pesquisador da Embrapa Hortaliças, em Ciência Aplicada ao Campo; Philip Martin Fearnside, professor titular do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia, em Ciência Aplicada ao Meio Ambiente; Lya Luft, escritora, na categoria Literatura e Maria Inês Schmidt, professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Medicina.

Data: Terça-feira, dia 14 de dezembro de 2004
Horário: 15 horas
Local: Sede da FAPESP – Rua Pio XI, 1.500, Alto da Lapa – São Paulo/SP

Da Agência Fapesp

(LRK)