Parceria: Funap e Imprensa Oficial levam livros a presídios

Principais títulos da editora vão para bibliotecas e salas de aula das 138 unidades prisionais de São Paulo

sex, 25/11/2005 - 16h40 | Do Portal do Governo

Principais títulos da editora vão para bibliotecas e salas de aula das 138 unidades prisionais de São Paulo

As 138 unidades prisionais do Estado de São Paulo recebem neste mês centenas de títulos de livros e revistas doados pela Imprensa Oficial do Estado. A entrega simbólica foi realizada no dia 22, na sede da Funap – Fundação de Amparo ao Preso, com a presença do secretário da Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa, do presidente da Imprensa Oficial, Hubert Alquéres, do presidente da Funap, Iberê Baena Duarte, e do diretor executivo da fundação, Marcio Martinelli.

A doação faz parte da ação de apoio à prática da leitura e formação de leitores nos presídios de São Paulo, promovido pela diretoria de promoção humana da Funap. Os livros vão compor as bibliotecas, salas de leitura e salas de aula das unidades prisionais do Estado. ‘Com essa iniciativa, esperamos que todos os presídios do Estado tenham assegurado um espaço para a leitura’, disse Marcio Martinelli.

A Imprensa Oficial selecionou os principais títulos publicados pela editora e seus parceiros, inclusive livros da Coleção Aplauso, uma das mais recentes e importantes publicações do catálogo, que traz roteiros de cinema e biografias de atores e diretores de cinema, teatro e TV. ‘No caso dos reeducandos do sistema penitenciário, essa medida pode ser fundamental para mostrar um novo caminho de inserção social através do conhecimento’, afirmou Hubert Alquéres.

A Secretaria da Administração Penitenciária de São Paulo vem fazendo um excelente trabalho na recuperação dos presos, principalmente por meio da educação, segundo Alquéres: ‘Com o modelo de unidades prisionais menores, adotado pelo governador Geraldo Alckmin, é possível fazer um trabalho mais personalizado para recuperação. E a doação de livros para as 138 penitenciárias paulistas é um incentivo à cultura e à educação.’

Cada unidade receberá um kit com livros selecionado pela Imprensa, com destaque para o código civil desenvolvido em formato de cartilha, com uma linguagem facilitada e ilustrações do Paulo Caruso, e também para as obras da Coleção Aplauso, que são biografias de artistas e pessoas bem conhecidas de todos.’ Essas pessoas muitas vezes tiveram um passado difícil e viveram na pobreza, mas conseguiram dar a volta por cima de maneira honesta, com talento e esforço’, conclui.

Nas unidades prisionais, os reeducandos serão incentivados a conhecer os novos livros e orientados pelos educadores da Funap. Para o secretário da Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa, a leitura é fundamental para a população carcerária. ‘O livro possibilita a liberdade da mente, permite conhecer lugares distantes, o passado e o futuro’, disse.

Assessoria de Imprensa da Casa Civil