Parceria: Familiares de presos são diplomados pela Sert e SAP

Programa Vida Nova diploma os primeiros participantes dos cursos

ter, 28/01/2003 - 16h54 | Do Portal do Governo

A Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), por meio do Programa de Auto-Emprego (PAE) e do Banco do Povo Paulista (BPP) e a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), pelo Departamento de Reabilitação Social da Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário, diplomam os primeiros participantes dos cursos com ênfase em Corte Costura e Culinária destinados a familiares de presos, com conteúdo programático em Gestão, Teoria da Organização, Plano de Negócios, Empreendedorismo, Globalização, Ética e Cidadania, Jogos Coorporativo, Marketing e Comercialização – programa inédito no sistema penitenciário, implantado pelo Projeto Vida Nova.

O encerramento do curso e a diplomação serão realizados nesta quarta-feira, dia 29, às 11 horas, na Rua do Hipódromo, 600, Brás, com a presença dos secretários do Emprego e Relações do Trabalho e da Administração Penitenciária, respectivamente, Francisco Prado e Nagashi Furukawa.

Duas turmas, cada modalidade com seis participantes, concluíram os cursos iniciados em 5 de novembro de 2002. O Projeto Vida Nova tem como objetivo capacitar novos empreendedores, através do Programa de Auto-Emprego, possibilitando a formação de novos negócios com capacidade de absorver crédito a ser fornecido pelo Banco do Povo Paulista.

A Sert e a SAP comemoram a meta alcançada com os cursos realizados pelos familiares de presos já que os formandos conseguiram três empreendimentos:

1. Reunidas Produtos Alimentícios
Rua Dr. Jorge Assunção, 18 – Jd. das Camélias – Fone: 6148-1407
Curso: Culinária
Responsável: Dulce da Silva

2. União e Moda
Av. Frederico Martins Costa Carvalho, 124 – Jd. Planalto – Fone: 6952-1469
Curso: Corte e Costura
Responsável: Bernadete Martiniano Silva Martins

3. Confecção Hachidori Modas
Rua Correia de Lacerda, 329 – Jd. Vila Formosa – Fone: 6104-6606
Curso: Corte e Costura
Responsável: Ana Cristina Gomes Marruecos

No Projeto Vida Nova, a Sert está colaborando com a reintegração social do sentenciado, uma das missões da Secretaria da Administração Penitenciária, uma vez que qualificou 12 mulheres que terão seus próprios recursos para uma vida mais digna e gratificante. O início e a manutenção de um negócio próprio gera ocupação, renda e atua como facilitador da integração social daquele que hoje cumpre pena e um dia voltará ao convívio social e familiar.

Dentro dessa parceria, a SAP seleciona o pessoal para participar dos cursos e disponibiliza o espaço. Já a Sert entra com capacitação técnica, disponibilização de maquinário, matéria-prima, capacitação gerencial e encaminhamento ao crédito.

Data: quarta-feira, 29 de janeiro de 2003
Horário: 11 horas
Local: Rua do Hipódromo, 600 – Brás