Parceria entre Sabesp e Comgás garante segurança e benefícios aos funcionários e à população

Concessionárias trocam informações quando há necessidade de algum conserto nas redes

qua, 03/08/2005 - 12h25 | Do Portal do Governo

Empresas comprometidas com a qualidade de seus serviços prestados à população buscam alternativas para auxiliar, ainda mais, suas atividades do dia-a-dia e angariar crédito a essas ações. A Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, preocupada em melhorar suas práticas, oficializou a segunda parceria com a Companhia de Gás de São Paulo – Comgás, com o objetivo de diminuir o número de danos às redes de gás, água e esgoto e evitar, assim, transtornos à população de São Paulo.

O trabalho consiste na troca de informações entre as duas empresas, quando há necessidade de algum conserto nas redes. Segundo o diretor Metropolitano da Sabesp, Paulo Massato, acredita que a atualização cadastral das empresas seja um fator preponderante para a diminuição de intervenções nas redes, “para melhorar o trabalho executado pelas equipes operacionais, é necessário um mapeamento preciso do subsolo de toda a cidade e, principalmente, a colocação dessas plantas à disposição das empresas que realizam obras e reparos nas redes, para que os empregados tenham consciência da localização exata das redes instaladas na cidade, possibilitando, assim, a realização do serviço com maior precisão”.

Já o diretor de Operações Especiais da Comgás, José Carlos Broisler, afirma que este trabalho em conjunto demonstra a maturidade das duas empresas, “o fato de trocarmos essas informações cadastrais nos dão subsídios para que possamos resolver quaisquer problemas com rapidez e eficácia”.

Para se ter uma idéia do sucesso desta parceria, no mês de setembro de 2004, durante a primeira execução deste convênio, a Sabesp não cometeu danos às redes da Comgás. Este fato é relevante se comparados com o tamanho das redes das duas Empresas. A Sabesp possui cerca de 87 mil quilômetros nos 368 municípios atendidos em todo o Estado, enquanto que a Comgás possui 3,8 mil quilômetros de redes na sua área de atuação compreendida por 49 cidades.

“A solução para diminuir as ocorrências nas redes, que estão nos subsolos das cidades, é a execução de trabalhos de parceria como a que estamos desenvolvendo com a Comgás. Assim, teremos um cadastro mais completo, confiável e disponível para consultas que nos auxiliará na detecção de vazamentos e nos dará subsídios para resolução imediata dos problemas e evitar transtornos à população atendida”, finalizou Paulo Massato.Os resultados desta segunda parceria serão divulgados em dezembro deste ano, quando, então, as empresas poderão verificar os pontos altos e falhos deste trabalho.

Do Departamento de Comunicação Social da Sabesp

(RK)