Parceria entre Estado e iniciativa privada vai promover cursos profissionalizantes para jovens

Ação faz parte do Programa Ação Jovem, da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social

qui, 12/08/2004 - 12h21 | Do Portal do Governo


Parceria entre o Governo do Estado com a iniciativa privada vai proporcionar acesso a cursos de capacitação profissional a 300 jovens com idade entre 15 e 24 anos, provenientes de famílias com renda de até um salário mínimo, que não concluíram o Ensino Fundamental e recebem bolsa-auxílio do Governo do Estado para retornarem à escola.

Na manhã desta quinta-feira, dia 12, a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Helena Guimarães de Castro, e o vice-governador, Cláudio Lembo, assinaram convênio com o presidente da Femsa, Ernesto Silva, no Palácio dos Bandeirantes, para a operacionalização do Programa Ação Jovem.

A Femsa, que é a maior fabricante de produtos Coca-Cola da América Latina, vai oferecer o transporte aos alunos e promover o curso de ‘Programa Educação Para o Trabalho’, ministrado pelo Senac.

Os cursos terão início em setembro e capacitarão 150 jovens por semestre. Serão ministrados no espaço do Centro Esportivo do Parque Estadual Fontes do Ipiranga (Pefi), na Zona Sul da Capital. A carga horária será de 330 horas e o curso será dividido em oito módulos: qualidade de vida; apresentação pessoal; trabalho e atitude empreendedora; informática; organização e estética de ambientes; tecnologia das transações comerciais; recepção e atendimento a clientes e estação de vivências – fase em que os jovens passarão por experiências em situações reais de trabalho, que podem se dar no PEFI ou na FEMSA.

O objetivo é desenvolver a capacidade empreendedora dos jovens, para que possam trabalhar e gerar renda para as famílias. De acordo com a secretária Maria Helena, o Programa Ação Jovem é uma ação de inclusão e, principalmente, de criação de novas oportunidades. “A Femsa está ‘adotando’ 300 jovens, com bolsa de estudo do Senac. E isso abre um campo extraordinário para eles”, afirmou.

O presidente da Femsa destacou que a empresa, que está há um ano no Brasil, costuma desenvolver ações sociais nas comunidades em que atua. “Quando conhecemos o Programa Ação Jovem, vimos que está alinhado com as ações que desenvolvemos, que são focadas no jovem e na Educação”, explicou.

Cíntia Cury