Parceria deverá ampliar divulgação das ações da Estação Especial da Lapa

Programa do Fundo Social de Solidariedade do Estado trabalha inclusão social de portadores de deficiências

qua, 15/10/2003 - 14h49 | Do Portal do Governo


Mantida pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), a Estação Especial da Lapa oferece cursos profissionalizantes, oficinas culturais e atividades esportivas prioritariamente a portadores de deficiências. Esse trabalho que atende cerca de 600 pessoas diariamente está ganhando uma nova parceria. Trata-se da Áurea Editora, que publica a revista Sentidos. O objetivo da parceria é divulgar as ações voltadas à inclusão do portador de deficiência desenvolvidas na Estação Especial da Lapa.

Com tiragem de 25 mil exemplares, a revista Sentidos trata da inclusão social de portadores de deficiência. Cerca de 57% dos leitores possuem algum tipo de deficiência.

“Essa divulgação é muito importante para trazer mais pessoas, para que possamos ampliar essa inclusão social”, afirmou Lu Alckmin em cerimônia realizada na Estação Especial da Lapa, nesta quarta-feira, dia 15, em comemoração à nova parceria e ao aniversário de dois anos da revista, que teve como capa reportagem especial sobre o programa do Fundo Social de Solidariedade.

Durante o evento, a presidente do Fussesp assistiu a uma apresentação da bailarina Aline Tomaz, de 22 anos, que é portadora da síndrome de down. Também ouviu um relato de Lara Siaulys, de 25 anos. Portadora de cegueira congênita, Lara é formada em música, faz pós-graduação na Unicamp e dá aulas de inglês na Associação Brasileira de Assistência do Deficiente Visual Lara Mara, fundada por seus pais há cerca de 12 anos. Em seu depoimento, ela falou da importância da participação de pais, irmãos, colegas e professores no desenvolvimento e também dos primeiros contatos com preconceitos que ainda cercam a vida dos portadores de deficiências.

As duas tiveram seus relatos publicados no livro “50 Talentos para a Inclusão”, também da Áurea Editora. O livre reúne histórias contadas pelos leitores no site da Sentidos.

Na opinião de Lu Alckmin, ao aprender um ofício, o portador de deficiência melhora a relação familiar e aumenta a auto-estima.

Cíntia Cury