Parceria: Cinco Secretarias assinam Resolução Conjunta para incremento da Hidrovia Tietê/Paraná

medida leva em conta a prioridade do Governo do Estado de São Paulo, gerar trabalho e renda

qua, 17/12/2003 - 19h25 | Do Portal do Governo

Os Secretários de Estado da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos Meirelles; da Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael; dos Transportes, Dario Lopes; do Meio Ambiente, José Goldemberg; e Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, Mauro Arce, assinam, nesta quinta-feira, dia 18, uma Resolução que Cria Grupo de Trabalho entre as Secretarias de Estado para elaborar o planejamento turístico ambiental e propor normas de licenciamento para empreendimentos de caráter náutico/fluvial ao longo da Hidrovia Tietê/Paraná, objetivando o desenvolvimento sustentável da região.

A medida leva em conta a prioridade do Governo do Estado de São Paulo, gerar trabalho e renda. O turismo ambiental é um segmento com grande potencial neste sentido e a Hidrovia Tietê/Paraná é um importante recurso para o desenvolvimento do turismo ambiental de caráter náutico/fluvial.

Os investimentos nessa área, no entanto, dependem de projetos que minimizem os possíveis impactos ambientais e também da implantação de estruturas de apoio à navegação fluvial. Além disso, há carência de normas relativas ao uso e ocupação dos espaços nas áreas lindeiras às hidrovias.

É interesse do Governo do Estado de São Paulo implantar o desenvolvimento sustentável ao longo da hidrovia, com base em um programa de orientação aos potenciais investidores capaz de contemplar estudos e diagnósticos sobre uso e ocupação do espaço, viabilidade ambiental e mercadológica. A idéia é promover o estabelecimento de marinas em rios, lagos e represas do interior.