Parceria: Cetesb negocia projetos internacionais e reafirma sua presença no continente americano

O objetivo da parceria é estabelecer bases sólidas de cooperação

seg, 04/11/2002 - 19h13 | Do Portal do Governo

O presidente da (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) CETESB, Dr. Fernando Rei, acaba de cumprir uma intensa programação no México visando a inserção do Governo do Estado de São Paulo na agenda internacional do desenvolvimento sustentável nas Américas.

O presidente acertou com a secretária do Meio Ambiente da Cidade do México, Claudia Sheinbaum Pardo, as bases para a criação de um grupo permanente de trabalho unindo as duas instituições, que atuam em regiões metropolitanas com características e problemas semelhantes.

Segundo Dr. Fernando Rei, foram definidas inicialmente três pautas: qualidade do ar, particularmente na questão do ozônio e material particulado; recuperação de áreas contaminadas, em que a Secretaria do Meio Ambiente daquele Distrito Federal acumula uma ampla experiência; e desenvolvimento institucional, especialmente na área de gestão compartilhada de recursos hídricos.

O presidente da CETESB encontrou-se também com o diretor-geral do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente para a América Latina e Caribe – PNUMA, Ricardo Sanchez, para formular uma agenda comum de projetos.

Entre outros temas de interesse, definiram a participação da CETESB como Centro Colaborador do PNUMA, a realização de treinamento e capacitação de técnicos de agências ambientais dos países da América Latina e Caribe e a tradução para o Português de livros, relatórios técnicos e vídeos, para difusão junto a comunidades de língua portuguesa.

A preocupação em relação aos trabalhos desenvolvidos na Conferência de Johannesburgo, levou o diretor do PNUMA e o presidente da CETESB a formularem um Programa de Gestão Ambiental Urbana para as grandes cidades do continente e a retomada dos trabalhos da Mesa Redonda das Américas de Produção Mais Limpa.

Claudia Sheinbaum Pardo e Ricardo Sanches deverão visitar a CETESB em janeiro próximo, quando assinarão os convênios de cooperação. Fernando Rei salientou que o objetivo da parceria, mais que um fórum de discussão, é estabelecer bases sólidas de cooperação para a inserção da Secretaria do Meio Ambiente e da CETESB como agências de referência do PNUMA para todo o continente.

O presidente ainda teve a oportunidade de participar, na qualidade de palestrante, do 28º Congresso da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS), cujo tema foi ‘Gestão Inteligente dos Recursos Naturais: Desenvolvimento e Saúde’. No evento, Rei também participou de uma sessão sobre os avanços da gestão ambiental no continente americano e da Plenária das Associações Membros, onde abriu a sessão com um relato sobre as atividades da agência ambiental paulista.

Em reunião com o atual presidente da AIDIS, Carl-Axel Soderberg, e com o presidente eleito, Horst Otterstetter, manifestou o interesse da CETESB em contribuir para que a entidade amplie o seu campo de interesse e estudo, hoje ainda muito centrado na engenharia sanitária.