Parceria: Cepam e CPTM firmam parceria para tornar estações acessíveis

Objetivo é desenvolver um projeto de Acessibilidade em onze estações de trens da cidade

seg, 09/05/2005 - 20h23 | Do Portal do Governo

Seis estações da CPTM foram avaliadas pelo Cepam para torná-las mais acessíveis aos usuários: Osasco, Presidente Altino, Cidade Universitária, Pinheiros, Jurubatuba e Jaguaré.

O projeto é o resultado de um contrato assinado entre o Cepam e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), com apoio do Ministério Público.

O objetivo é desenvolver um projeto de Acessibilidade em onze estações de trens da cidade de São Paulo.

Desde 2004, o projeto está sendo desenvolvido pela Coordenadoria de Planejamento Urbano do Cepam (CPU), tendo como organizadoras as arquitetas urbanistas, Adriana Romeiro de Almeida Prado e Juçara Morelli Terra Rodrigues.

Este projeto foi baseado na norma de Acessibilidade a edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos, da ABNT (NBR 9050), defendendo o direito de ir e vir dos cidadãos, sendo deficientes físicos, idosos, obesos, entre outros. Esta norma, revigorada em junho de 2004, beneficia todos os usuários das estações, oferecendo segurança e, como o nome já diz, a acessibilidade.

O primeiro contrato assinado em 2001 teve boa repercussão, porém apenas três estações foram avaliadas. Neste novo contrato, que já está em andamento, serão atendidas onze estações (Osasco, Comendador Sampaio, Domingos de Morais, Presidente Altino, Jaguaré, Carapicuíba, Cidade Universitária, Barueri, Pinheiros, Ceasa e Jurubatuba.).

Segundo Adriana Prado as principais dificuldades do projeto são: diminuir o vão e o desnível existentes entre a plataforma e os trens e implantar o piso tátil, pois a idéia ainda é precoce, portanto não há um amadurecimento.

As arquitetas não se prendem somente no prédio analisado, o projeto avalia o entorno também, mesmo que não pertença a CPTM. O objetivo é tornar tanto a parte externa (ruas, calçadas, faróis, entre outros), quanto a parte interna (rampas, elevadores, marcações, pisos e etc.), meios adequados para qualquer pessoa utilizar.

De acordo com Adriana Prado, ‘O transporte é essencial para uma cidade e ter trens metropolitanos seguros em um espaço bem estruturado é um grande avanço, que certamente beneficia a todos’.