Parceria: Bovespa distribui kits educacionais sobre o mercado de capitais brasileiro

6,2 mil kits são constituídos por um CDRom com dois filmes de animação

sex, 14/03/2003 - 20h32 | Do Portal do Governo

Magliano assina dia 18 acordo com a Secretaria do Estado da Educação para distribuir 6,2 mil kits educacionais em escolas da rede pública

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou uma parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEE) para distribuir gratuitamente, em toda a rede oficial de ensino do estado de São Paulo, kits educacionais que contêm informações essenciais sobre o mercado de capitais brasileiro. A doação faz parte do Programa Educacional Bovespa, criado em 1989 para atender a todos que desejam conhecer o mercado acionário.

Os 6,2 mil kits são constituídos por um CDRom com dois filmes de animação intitulados ‘100% Skates’ e ‘Jornal do Jovem Empresário’ que visam transmitir conceitos básicos de economia, tais como hábitos de poupança. O material também conta com uma apostila direcionada para o professor com informações sobre o uso do CDRom e com propostas de discussões interdisciplinares em sala de aula, além da cartilha ‘Os Seus Sonhos Precisam de Ação’, com dados objetivos sobre o funcionamento da Bovespa.

Os kits já estão sendo encaminhados para as escolas públicas, sendo que a distribuição será feita pelas 89 diretorias de ensino do estado de São Paulo. Cada uma das 6,1 mil escolas receberá um kit e o restante ficará nas diretorias de ensino. Vale ressaltar que todas as escolas da rede pública têm computador, além de as séries de 5ª a 8ª e ensino médio contarem com laboratório de informática (disciplina obrigatória).

A cerimônia de assinatura do termo de doação entre a Bovespa e a SEE se dará na próxima terça-feira, dia 18, às 10h30, na escola Zuleika de Barros Martins. O endereço é rua Padre Chico, número 420, Vila Pompéia.
Estarão presentes na celebração do acordo, o presidente da Bovespa, Raymundo Magliano Filho, o secretário de Estado da Educação, Grabril Chalita, o superintendente da Bovespa, Gilberto Mifano, a coordenadora da COGSP (Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da Grande São Paulo), Arlete Scotto, o coordenador da CEI (Coordenadoria de Ensino do Interior), Élcio Antônio Selmi, e a diretora da escola Zuleika de Barros Martins, professora Wilma Zednik.

Programa Educacional Bovespa

Desde 1999 quando o CDRom foi criado, a pedido da Bovespa, pela Organização Não Governamental (ONG) ‘Cidade Escola Aprendiz’, fundada pelo jornalista Gilberto Dimenstein, a Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (Cenp) vem acompanhando o trabalho do Programa Educacional Bovespa. O Programa, que visa permitir que os estudantes possam conhecer de forma simples e lúdica o funcionamento do mercado de capitais, é visitado por cerca de 13 mil pessoas ao ano, sendo estudantes do ensino fundamental e médio, além de universitários, funcionários de empresas e do público em geral. As visitas são monitoradas e devem ser agendadas. E, para que os estudantes tirem o melhor proveito das visitas, as apresentações são divididas em três grupos, cada um com uma linguagem adequada à faixa etária e à escolaridade dos alunos:

* Ensino Fundamental – Alunos 5ª a 8ª séries
Utilizando o filme ‘100% Skates’ são apresentados aos alunos conceitos básicos de poupança, investimentos e mercado de capitais. O filme conta a história de duas crianças que fundam uma fábrica de skates e depois negociam as ações da empresa na Bovespa.

* Ensino Médio – Alunos do 1º ao 3º anos do ensino médio e técnico
Aqui os estudantes assistem ao filme ‘Jornal do Jovem Empresário’. O filme mostra a evolução da empresa ‘100% Skates’, depois desta ter aberto seu capital na Bovespa.

* Ensino Universitário – Alunos do 1º ao 5º do ensino superior
O formato escolhido neste grupo procura atingir um público que já possui noções básicas de economia e deseja obter um contato mais direto com o mercado acionário. Dessa forma, os assuntos são ilustrados a partir de fatos ocorridos na própria Bovespa.

O setor responsável pelo Programa de Visitas Monitoradas é o Núcleo Cultural Bovespa, que pode ser contatado pelos telefones (11) 3233-2298 e (21) 2223-9628 ou pelo e-mail visite@bovespa.com.br. Para os demais interessados (público em geral), basta enviar o nome completo e o número do RG, por e-mail ou telefone.