Parabéns São Paulo: Zona Leste recebe mais 594 moradias populares

Foram beneficiados os bairros de Vila Brasilândia, Vila Jacuí, Campo Limpo e São Miguel Paulista

sex, 25/01/2002 - 15h09 | Do Portal do Governo


Foram beneficiados os bairros de Vila Brasilândia, Vila Jacuí, Campo Limpo e São Miguel Paulista

Quase 600 famílias da Zona Leste da Capital comemoram o aniversário de São Paulo recebendo as chaves da casa própria. O governador Geraldo Alckmin entregou nesta sexta-feira, dia 25, mais 594 moradias do programa “Sonho Meu” de habitações populares. Os bairros beneficiados são Vila Brasilândia, Vila Jacuí, Campo Limpo e São Miguel Paulista.

Os imóveis foram construídos pelas modalidades Mutirão e Empreitada Global. São casas e apartamentos de um, dois e três dormitórios, com áreas construídas que variam entre 44,57 e 55,80 metros quadrados.

Pelo Programa de Mutirão, realizado somente na Capital e Região Metropolitana, a CDHU repassa os recursos a entidades organizadas, que erguem as moradias em regime de autoconstrução. Os terrenos pertencem à CDHU ou são doados às associações cadastradas na companhia como empresas jurídicas.

No sistema de Empreitada Global, os empreendimentos são construídos por meio de concorrência pública e em parceria com as prefeituras, que doam o terreno e executam a infra-estrutura. Quando o projeto é realizado na região metropolitana, a CDHU assume a infra-estrutura e a aquisição dos terrenos.

Desde 1995, a CDHU comercializou 144.733 unidades habitacionais no Estado de São Paulo, das quais 35.377 foram construídas na Capital.

O presidente da CDHU, Luis Antonio Pacheco, explicou que atualmente há mais de 10 mil unidades habitacionais em execução no Estado, que serão sendo entregues este ano. “Além disso, outras 45 mil unidades estão em licitação somente na Capital, sendo 11 mil pelo sistema de mutirão”, complementou.

Além de moradias, a população também recebeu certificados de cursos de qualificação. Foram entregues 1.467 certificados do curso de mutirão e, 48 do curso de gestão administrativa ministrado pelo Sebrae. Alckmin anunciou a abertura de mais 2.028 vagas para o curso de mutirão, 40 vagas para o curso de liderança, e 78 para o curso de gestão administrativa.

Segundo Carlos Balota, diretor dos mutirantes da CDHU, com o treinamento, a obra não tem desperdício de material, ficando mais barata. “Além disso, os imóveis ficam com qualidade superior”. Ele disse também que o curso de liderança, vai proporcionar noções de administração de recursos, facilitando a gestão dos mutirões.

O governador também assinou convênios para a construção de mais 688 unidades habitacionais em Itaim Paulista e Itaquera, pelo sistema de mutirão. E ainda entregou cheques para mutuários sorteados na promoção “Lar Doce Lar”.

Segurança

Durante o evento, o governador reiterou a necessidade de se combater as causas da violência e lembrou que o Governo está mobilizando as 21 Secretarias de Estado para desenvolver programas de incentivo ao lazer, esporte e cultura. Ele destacou que serão construídas 500 quadras poliesportivas no Estado, priorizando a Capital e a Região Metropolitana, e começando pelos conjuntos habitacionais da CDHU, que são áreas densamente habitadas. “Vamos trazer a sociedade civil organizada para atuar nessas quadras, por exemplo, com academia de ginástica, onde poderão ser dadas aulas”, alertou.

Gláucia Basile/ Gislene Lima