Palestra: Pesca promove ciclo de palestra sobre pesquisa pesqueira marinha

O evento será realizado a partir do dia 23 de agosto

sex, 02/08/2002 - 16h06 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesca-Apta, por intermédio do Centro Avançado de Pesquisa e Tecnologia do Agronegócio do Pescado Marinho, promove pelo quarto ano consecutivo, em Santos, o ciclo de palestras Pesquisa Pesqueira Marinha: Fazendo Ciência.

A próxima palestra, ‘A Dinâmica da Pesca de Linha-de-Fundo na Região Sudeste do Brasil, será realizada no dia 23 de agosto, pelo pesquisador Antonio Olindo A. da Silva.

Os palestrantes, pesquisadores científicos, vão abordar temas como Aqüilcultura, meio ambiente e legislação; Reprodução de peixes marinhos; Efeitos do ‘el niño’ na pesca; Criação de peixes marinhos e Aproveitamento do pescado.

Conforme o pesquisador Carlos Alberto Arfelli, coordenador do ciclo de palestras, também serão apresentadas etapas intermediárias das pesquisas em desenvolvimento, de maneira a atrair integrantes do setor pesqueiro, professores, técnicos, estudantes, pesquisadores, fiscais e pessoas ligadas ao meio ambiente.

As palestras, gratuitas e sem limites de vaga, serão realizadas a partir das 14h30 no Auditório do Museu do Instituto de Pesca, localizado à Avenida Bartholomeu de Gusmão,192, Ponta da Praia, Santos – SP.

Mais informações podem ser obtidas com Arfelli ou Gastão pelos telefones 13-3261-6571 e 3261-5995 ou pelos e-mails arfelli@terra.com.br e gccb@bignet.com.br.

Programação

23 de agosto – ‘A dinâmica da pesca de linha-de-fundo na região Sudeste do Brasil’. – Palestrante: MSc. Antonio Olinto A. da Silva .

13 de setembro – ‘Aqüicultura, meio ambiente e legislação’. – Palestrante: MSc. Gláucio Golçalves Tiago.

27 de setembro – ‘Criação de robalos no litoral Sul-paulista’. – Palestrante: Dra. Idili da R. Oliveira e Med. Vet. Pedro C. da S. Serralheiro.

11 de outubro – ‘Reprodução de peixes marinhos’. – Palestrante: Msc. Eduardo de Medeiros Ferraz.

25 de outubro – ‘Alternativas tecnológicas que visam ao aproveitamento integral do pescado’. – Palestrante: Biol. Cristiane R.P. Neiva.

8 de novembro – ‘Efeitos do ‘el niño’ na pesca’. – Palestrante: MSc. Acácio R.G. Tomás.

29 de novembro – ‘Um exemplo de sistema de informações geográficas (SIG) aplicado à pesca’. – Msc. Sérgio Luiz dos S. Tutui.

13 de dezembro – ‘Criação de ostras: 1. Desova, larvicultura e assentamento em laboratório; 2. Novas alternativas para captação de sementes e engorda’. – Palestrante: MSc. Márcia S. Nunes Galvão.