Palestra: Ações do IPT valorizam qualidade de vida

Palestras e atividades tem o objetivo de conscientizar sobre a importância de cuidar do corpo e da mente

ter, 01/04/2003 - 17h25 | Do Portal do Governo

Começou nesta-terça, dia 1º, a 12ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, que levará aos funcionários do IPT informações sobre saúde e qualidade de vida.

São quatro dias com diversas palestras e atividades lúdicas que visam conscientizar os funcionários do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, sobre a importância de cuidar do corpo e da mente para garantir um futuro de vida longo e saudável. Todos que trabalham no Instituto estão convidados a participar, de primeiro a quatro de abril, da 12a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, que ocorrerá no Auditório Cid Vínio (Prédio 36). O tema do evento neste ano será ‘Qualidade, segurança e saúde, nossa maior responsabilidade’.

A abertura da semana acontece às 9 horas de terça, com uma apresentação do diretor superintendente do IPT, Guilherme Ary Plonski. O dia segue com uma palestra sobre questões ambientais e desenvolvimento sustentável, às 9h30, ministrada pelo Prof. Arlindo Philippi Junior, da Faculdade de Saúde Pública da USP. Ás 14 horas será realizada uma apresentação dos cães adestrados do Canil da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coordenada pelo Coronel Tomaz Alves Cangerana, Comandante do Policiamento de Choque. A apresentação ocorrerá em frente à agência da Nossa Caixa do IPT.

Nesta quarta-feira, dia 2, às 9 horas, a Dra. Célia Regina Barollo, da Faculdade EPM – Unifesp, realiza uma palestra sobre homeopatia. Posteriormente, às 14 horas, ocorrerá uma palestra sobre problemas de postura seguida de atividade de avaliação postural ministradas pelo Prof. Dr. Waltecir Lopes, do Hospital Bandeirantes.

Na quinta-feira, dia 3, mais duas palestras: a primeira, às 9 horas, com a psicóloga do Projeto RH2O, Cinthya Dias, será sobre motivação pessoal e profissional. Às 14 horas, cudados gerais com a visão será o tema abordado pelo oftalmologista Dr. Roberto Anbar.

Sexta-feira, dia 4, às 9 horas, haverá uma palestra da Profª. Ana Cristina Limongi, da Faculdade de Economia e Administração da USP, sobre qualidade de vida e estresse no trabalho. Logo após, às 14 horas, será realizada a peça ‘O exterminador de problemas’, da Cia Andarilhos Prod. Artísticas s/c ltda. A peça irá abordar a questão da qualidade de vida através de um retrato do cotidiano dos funcionários. Às 15h30, a diretoria executiva do IPT irá reunir-se para realizar o encerramento da semana.

A 12ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho é uma iniciativa que vem ao encontro de uma série de medidas que refletem a crescente preocupação do IPT em relação à saúde e à segurança dos funcionários. Já foi iniciado o treinamento de 12 agentes avaliadores de perigos e riscos que irão fazer um levantamento completo, em todas as unidades do campus do IPT, das situações perigosas e de risco à saúde às quais os trablahadores do Instituto estão eventualmente expostos. Além disso, teve início neste mês o treinamento de cerca de 80 funcionários do Instituto que atuarão como socorristas em situações de emergência médica dentro do IPT.

Também já está em funcionamento, desde o dia 28 de fevereiro, o ramal 888. Trata-se de um ramal de emergência que, quando solicitado, acionará com agilidade uma equipe médica para casos de acidentes ou maus súbitos.